Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Diretores do SMC participam de evento sindical na Argentina

O secretário geral do SMC, Jamil Davilla e o diretor e membro da comissão de fábrica da Volkswagen, Osmar Grüber, participaram do encontro da Rede Sindical Alemaiberoamericana, realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 29 de novembro. A Rede é formada por sindicatos da Alemanha, da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e da America Latina (Argentina,Brasil e México) que representam trabalhadores empregados da Volkswagen. O evento que reuniu 15 sindicalistas do Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha teve como objetivo, discutir os assuntos envolvendo os trabalhadores das plantas Volkswagen, inclusos na pauta do Comitê Mundial de Trabalhadores da Volks, que é formado pelas Comissões de Fábrica.

O principal assunto debatido foi a Carta Laboral. Ela prevê a assinatura de um acordo que envolve a participação dos trabalhadores no conselho administrativo. Com isso, o chão de fábrica teria mais acesso as informações a respeito da empresa. A delegação brasileira, composta por dirigentes sindicais de Curitiba, ABC e Taubaté, informou “que o assunto é de conhecimento dos sindicatos e está sendo discutido. Embora o posicionamento atual é de mais debate e discussão sobre o assunto, pois cada país tem sua cultura, e isso deve ser considerado neste momento”.

Além da Carta Laboral, os países participantes apresentaram relatórios sobre a situação de cada planta.  Entre os tópicos apresentados pelos representantes do SMC estavam: as negociações dos dois últimos anos sobre PLRs e data-base e também detalhes sobre a Comissão de Fábrica da unidade de São José dos Pinhais.

“Foi uma ação muito importante pelo fato de encarar a realidade de cada planta na visão dos trabalhadores. É importante destacar que os assuntos debatidos são completamente de interesse dos metalúrgicos da Volkswagen”, ressaltou Jamil Davilla.

Carta de solidariedade
No final do evento foi escrita uma carta de solidariedade aos trabalhadores da Espanha. Lá o governo está adotando políticas de flexibilização dos direitos trabalhistas.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.