Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Indústria do Paraná tem o maior crescimento desde 1992

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as indústrias paranaenses tiveram o melhor desempenho desde 1992. O setor automotivo tem puxado essa estatística para cima. Confira Mais detalhes na matéria realizada pela Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

A indústria paranaense teve o quinto melhor desempenho de 2010 entre as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois da retração de 2,1% sofrida em 2009, o ano da crise, a produção estadual cresceu 14,2% no ano passado. A expansão, superior à da média da indústria brasileira (10,5%), foi a mais forte desde 1992, quando teve início a série do IBGE. Além do Paraná, outros quatro estados tiveram índices superiores à média nacional: Espírito Santo (22,3%), Goiás (17,1%), Amazonas (16,3%) e Minas Gerais (15,0%).

A indústria de veículos foi o segmento que mais contribuiu para que o estado crescesse acima da média nacional. A produção das montadoras aumentou 57,6%, consolidando 2010 como o me­­lhor ano da história do polo automotivo da Grande Curitiba. Na sequência, as maiores expansões se deram nos ramos mobiliário, com alta de 28%, de máquinas e equipamentos (24,5%) e de produtos de metal (21,6%).

“Em 2009, o parque industrial automotivo estava voltado para o mercado externo. No ano passado, o setor direcionou uma fatia maior da produção para o mercado interno e o restante continuou para o mercado externo, que contou com a recuperação internacional”, diz o economista Roberto Zürcher, da Federação das Indús­­trias do Estado do Paraná (Fiep). Entre os 14 ramos analisados, apenas dois sofreram retração no estado: refino de petróleo e álcool – cuja produção caiu 8,4%, influenciada por uma parada de manutenção na refinaria Repar, de Araucária – e produtos químicos (-14,0%).

Para o professor de Economia Evaldo Alves, da Escola de Admi­­nistração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), alguns estados cresceram mais em razão da melhor infraestrutura. “O Espírito Santo investiu bastante em portos e o Amazonas tem a estrutura de transporte natural dos rios, que facilita o escoamento. Se o Paraná tivesse uma boa situação nesta área, a indústria do estado cresceria ainda mais”, afirma.

Oscilação

Apesar do bom desempenho no acumulado de 2010, as indústrias do Paraná passaram por altos e baixos ao longo do ano (veja gráfico nesta página). Para Zürcher, essa “montanha-russa” está relacionada diretamente aos períodos de safra no estado. “O Paraná tem um polo automotivo importante, que faz com que o estado não seja tão dependente da agricultura como antigamente. Mes­­mo assim, ainda sente quando ocorre boa safra. Os diferentes períodos no campo são os responsáveis por esse sobe e desce”, ex­­plica Zürcher. “Tanto que, para o Paraná continuar a crescer, é fundamental que não ocorra ex­­cesso de chuva ou seca.”

Dezembro

Depois de crescer 11,7% em no­­vembro, a produção do Paraná recuou 5% em dezembro, o segundo pior índice do país no mês. A produção industrial caiu em 11 dos 14 locais pesquisados. Além do Paraná, os destaques ne­­gativos foram Rio de Janeiro (com queda de 5,7%), Bahia (-3,9%), Goiás (-3,8%) e Rio Grande do Sul (-3%). Segundo o economista da Fiep, a explicação está nas férias coletivas das empresas.

“A partir de novembro, o polo industrial diminuiu a produção por causa das férias coletivas, que se estendem até janeiro. Histo­­ricamente, fevereiro é um mês de baixa produção por ser curto. As empresas só retomam 100% em março.”

Projeções

Para Zürcher, os investimentos que as empresas estão fazendo nas suas plataformas produtivas de­­mostram que a expectativa de cres­­cimento é boa. “O desempenho do setor de equipamentos é um sinal do que pode acontecer no fu­­turo. As empresas estão com­­pran­­do máquinas para melhorar ou aumentar a produção”, aponta.

Evaldo Alves, da FGV, acredita que alguns estados têm potencial para crescer dois dígitos neste ano. Mas questiona se o Brasil terá fôlego para repetir o índice. “A média nacional deste ano deve ficar abaixo de 2010. Acredito que o crescimento da produção fique entre 6% e 7%, embora alguns estados possam ter desempenho superior ao do ano passado”, diz.

Mas, para o economista, se não houver investimento em infraestrutura, a indústria vai sofrer. “O setor portuário continua sendo o ponto de estrangulamento no Brasil”, alerta Alves. “Em breve, outra limitação nacional será na área de energia, caso não ocorram investimentos.”

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.