Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sem consenso entre Centrais e patrões, negociação sobre o piso regional fica para o próximo dia 22

A primeira reunião sobre o Piso Regional do Paraná com as Centrais Sindicais, o Governo e as entidades patronais, que aconteceu hoje, na Secretaria Estadual do Trabalho, terminou sem que as partes envolvidas chegassem a um consenso na elaboração da proposta para o mínimo estadual. Dessa forma, um novo encontro acontece na próxima terça (22). Marcando posição já no início da reunião, a Força Sindical e as demais Centrais exigiram o bom senso do governo e do patronato e deixaram claro a necessidade da implantação de uma política com regras bem definidas para a valorização do Piso Regional no estado. A recomposição do mínimo seria feita todo o ano  somando-se a inflação acumulada dos últimos doze meses  mais o  Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. Baseados nessa formula,  apresentaram a proposta de reajuste do mínimo para esse ano: 14,80%, que é a soma  do PIB do estado em 2010 (8,03%) mais a inflação medida pelo INPC entre maio de 2010 e abril deste ano, (6,77%).

O patronato apresentou duas propostas: A primeira, que o mínimo regional deveria ser negociado diretamente com as categorias nas convenções e  acordos coletivos. Na segunda proposta sugeriram reajuste de 4,5% para o piso. Como não deveria deixar de ser apresentaram a velha choradeira de que não é possível um índice maior porque um aumento diminuiria a competitividade obrigando as  empresas a demitir. Tese que foi refutada pelos lideres sindicais. O presidente licenciado da Força Paraná, Sergio Butka, foi incisivo ao afirmar que o momento atual do país e do Paraná, que passam por um período de crescimento com a venda da produção e de serviços em alta em todos os setores da economia é evidente e, dessa forma, não tem como aceitar o argumento de que o reajuste exigido pelas Centrais irá quebrar as empresas. O repúdio também se deu em relação ao índice de 4,5% proposto pelos empresários, que fica abaixo da inflação.

 A expectativa do governo é que da reunião da próxima terça (22) saia um proposta sobre o piso para ser apresentada ao governador Beto Richa, que à encaminhará para a aprovação na Assembleia Legislativa.

Convocação para ajuda as vitimas das enchentes no litoral

Durante a reunião, Sérgio Butka também aproveitou o momento para divulgar a campanha de ajuda às vitimas das enchentes no litoral do estado, que está sendo organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, e convocou as outras Centrais e as instituições patronais a entrarem na luta pela reconstrução do litoral do Paraná.

“A discussão sobre o piso regional é importante, porém não podemos esquecer que o litoral do estado está passando por um momento difícil. Assim, convoco as Centrais e as instituições empresariais a entrarem nessa luta com a gente na ajuda as vitimas das enchentes.”, disse  Sérgio aos presentes no encontro.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.