Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Dia 28 de abril - Sindicatos, STRE/PR e outras entidades realizam evento para lembrar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais

Para lembrar as vitimas de acidentes de trabalho e a necessidade de reforçar cada vez mais as práticas de segurança no ambiente de trabalho para preservar a saúde do trabalhador, os Sindicatos, a STRE / PR e demais entidades promovem uma série de eventos alusivos ao dia.  As atividades - Circuito de Segurança e Saúde no Trabalho - se concentrarão no Teatro HSBC pela manhã e na Boca Maldita durante todo o dia bem como no prédio da SRTE/PR (rua José Loureiro, 574 - centro)

Serão realizadas palestras, apresentações teatrais, exposição de fotografias, projeção de vídeos educativos sobre segurança e saúde no trabalho, aplicação de pesquisa junto aos cidadãos e atendimento do plantão de orientação sobre Segurança e Saúde no Trabalho, dentre outros, distribuídos nos diversos espaços.

Além de Curitiba, a data será lembrada também em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, simultaneamente, com a participação das Gerências Regionais do Trabalho, SESI e parcerias locais.

Dia Mundial de segurança e saúde no trabalho

Hoje também é lembrado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional Trabalho (OIT) e reconhecida oficialmente pelo Brasil em 2005.

2.496 mortes em 2009

 Segundos útlimo levantamento realizado pela Previdência Social, Em 2009 foram registrados 723 mil acidentes de trabalho no Brasil, que resultaram em 2.496 mortes e em 13.047 trabalhadores incapacitados permanentemente. No Paraná, foram 213 mortes.

De acordo com o presidente do SMC, Sérgio Butka, “não podemos esquecer das vitimas de acidentes de trabalho, porém, esse dia deve ser também de reflexão e atitude de todos, Sindicatos, empresas, governo, Ministério Público. É necessário que todos estejam empenhados de forma integrada na busca para fortalecer a fiscalização e prevenção nas empresas e para aumentar a conscientização e participação do trabalhador na formação de políticas de segurança no ambiente de trabalho. Somente com essa integração entre todos conseguiremos garantir um ambiente saudável para o trabalhador poder exercer sua função com segurança.”

Formação e curso para Cipeiros

Preocupado com a saúde e segurança do trabalhador, o SMC realiza durante todo o ano vários cursos e seminários de formação para cipeiros. O objetivo dos cursos é capacitar os trabalhadores visando aumentar a capacidade dos cipeiros na busca por soluções que garantam a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.

 O SMC também realizou nos últimos dias 16 e 17 de abril, o Seminário de Planejamento Estratégico Sobre Saúde e Segurança, no Formar, em Guaraqueçaba. O evento contou a participação de diretores e cipeiros que definiram as ações para 2011 a ser realizadas pelo SMC em conjunto com as Cipas.

Durante o evento o SMC formalizou a sua filiação ao Departamento Intersindical de estudos, Pesquisas de saúde e dos Ambientes de Trabalho – Diesat. da entidade, que foi criada em 1980 e tem por objetivo ser uma ferramenta de apoio ao Sindicatos na luta para difundir  a formação e desenvolvimento de novas  idéias e políticas  relacionadas a saúde e segurança do trabalhador.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.