Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Bancada patronal derrota Convenção 158 na Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados

Convenção 158, que protege o trabalhador da demissão imotivada,  é uma das bandeiras do movimento sindical nacional

Pelegos do patronal. É assim que podem ser definidos os parlamentares da Comissão de Trabalho da Câmara dos deputados que votaram ontem à tarde contra os trabalhadores  e aprovaram o parecer contrário a Convenção 158, que protege o trabalhador contra as demissões imotivadas.

Sem nenhuma explicação, o relator do parecer, deputado Sabino Castelo Branco (PTB-PE), que em 2010 era favorável a aprovação da Convenção 158, mudou completamente seu voto e deu parecer contrário à Convenção pedindo que os deputados votassem contra a mensagem presidencial que regulamenta a Convenção 158, pelo que foi atendido pela maioria dos deputados da Comissão.

A bancada sindical  tentou de tudo para evitar  a aprovação, porém em menor número, não teve o que fazer. O relator foi questionado pelos sindicalistas se não era justo o trabalhador demitido ser informado o porquê da sua demissão. Porém, não houve resposta.

A Convenção 158 é uma das bandeiras do movimento sindical e está na pauta da Jornada de Lutas Trabalhistas, realizada em julho e agosto de 2011, pelas Centrais Sindicais.

A mensagem presidencial, que pede a aprovação da Convenção 158, segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de ir para votação no plenário, que é quem dará a posição final sobre o tema.

“Há tempos temos denunciado que a maioria dos deputados está nas mãos dos empresários, em detrimento dos trabalhadores. Mas não vamos desanimar, vamos seguir adiante, nos mobilizando e lutando pela regulamentação da Convenção 158 e denunciando aos trabalhadores o nome dos deputados que são contra a classe trabalhadora”, afirmou o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Veja aqui os deputados da Comissão de Trabalho que votaram a favor e contra a Convenção 158:

A favor da Convenção 158 (8 votos)
Eudes Xavier (PT-CE)
Policarpo (PT-DF)
Vicentinho (PT-SP)
Daniel Almeida (PCdoB-BA)
Paulo Pereira da Silva (PDT-SP)
Assis Melo (PCdoB-RS)
André Figueiredo (PDT-CE)
Roberto Santiago (PV-SP)

Contra a Convenção 158 (17 votos)
Gorete Pereira (PR-CE)
Sabino Castelo Branco (PTB-AM)
Andreia Zito (PSDB-RJ)
Eros Biondini (PTB-MG)
Ronaldo Nogueira (PTB-RS)
Augusto Coutinho (DEM -PE)
Laércio Oliveira (PR-SE)
Luciano Castro (PR-RR)
Walney Rocha (PTB-RJ)
Silvio Costa (PTB-PE)
Erivelton Santana (PSC-BA)
Sandro Mabel (PR-GO)
Darcísio Perondi (PMDB-RS)
Jutahy Junior (PSDB-BA)
Alex Canziani (PTB-PR)
Efraim Filho (DEM-PB)
Henrique Oliveira (PR-AM)
Heleno Silva (PRB-SE)

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.