Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Justiça anula cassação e determina volta de Nelsão da Força ao cargo de vereador em Campo Largo

Após sofrer intensa perseguição política e ter seu mandato cassado no último dia 3 de agosto, o diretor da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, vai reassumir seu cargo de vereador em Campo Largo. A decisão liminar foi tomada na tarde desta terça-feira, 23, pelo juiz Eduardo Novacki, do Fórum Cível da Comarca de Campo Largo.

A sentença será levada agora a conhecimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Josley de Andrade, que deve reintegrar Nelsão imediatamente à função que lhe foi concedida pelo povo campolarguense por meio do voto. A Câmara Municipal pode recorrer da decisão.

Em sua sentença, o magistrado anula o decreto legislativo municipal nº 03/2011, que cassou o mandato de Nelsão, argumentando que o processo se deu “sob a ocorrência de diversas irregularidades formais e materiais” e que o líder sindical teve seu “direito de defesa cerceado”.

Justiça foi feita

Para Nelsão, a decisão judicial restabelece a verdade e prova que sua cassação foi meramente política. “Ao longo do processo, apresentamos diversas provas, com documentos e imagens que comprovavam a nossa inocência, mas todas elas foram ignoradas pela maioria dos vereadores. Foi uma cassação meramente política que já estava armada”, afirma.

Nelsão disse também que já esperava uma decisão judicial favorável. “Sempre acreditei na Justiça. O juiz entendeu que nossas provas foram ignoradas durante o processo de cassação. A sociedade também teve uma reação positiva, se mostrando indignada pela forma como tudo aconteceu. Gostaria de agradecer aos vereadores que sempre estiveram do nosso lado, Sérgio Schmidt e Darci Andreassa. Agora que a justiça foi feita, vamos voltar para a Câmara com a mesma simplicidade e humildade de sempre, defendendo de forma intransigente os interesses do povo de Campo Largo”, agradece o parlamentar.

Entenda o caso

Nelsão foi eleito em 2008 o vereador mais votado da história de Campo Largo, com 3.820 votos. Atuante na defesa dos interesses da população e na fiscalização do uso dos recursos públicos, o parlamentar passou a sofrer forte perseguição política na casa. Em março desse ano, durante sessão ordinária na Câmara, o líder sindical teve um desentendimento com o vereador Wilson de Andrade (PSB), que alegou ter sido agredido por uma cabeçada de Nelsão.

Um processo por “quebra de decoro parlamentar” foi aberto, resultando na cassação de Nelsão, por sete votos a dois. O vereador então recorreu da decisão de seus colegas, mostrando que um vídeo espalhado na internet com a suposta cabeçada, usado pela acusação, foi adulterado. Uma perícia detectou uma montagem que simula a agressão.

"A volta de Nelsão à Câmara é uma reparação a uma decisão arbitrária. Prevaleceu a Justiça”, disse o advogado Guilherme Gonçalves.

Confira aqui a integra da decisão da justiça.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.