Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

2º dia da greve geral no Chile termina em confrontos com a polícia

Milhares de pessoas participaram de protestos em diversas cidades do Chile, no segundo dia da greve geral contra políticas do presidente Sebastian Piñera. As passeatas, que começaram pacificamente anteontem (24), terminaram em confrontos entre jovens manifestantes e policiais. Um garoto de 14 anos foi morto com um tiro no peito dado pela policia. Milhares de manifestantes foram presos.

O segundo e último dia de greve geral no Chile terminou na noite de ontem com barricadas, incêndios e intensos confrontos, que deixaram dezenas de feridos. Após panelaços em apoio às reivindicações sindicais e estudantis, grupos de manifestantes encapuzados começaram a levantar barricadas para impedir a circulação de veículos e pessoas.

Segundo os organizadores, os protestos foram os maiores no Chile desde os anos 80.

Liderados por estudantes e trabalhadores, centenas de milhares de pessoas foram às ruas nos últimos meses para pedir uma maior distribuição da renda gerada pelo boom no preço do cobre no maior produtor mundial do metal.  Além disso, as entidades sindicais e estudantis que lideram o movimento reivindicam mudanças nos sistemas de aposentadoria, saúde pública e impostos e uma reforma constitucional.

Estudantes também exigem uma reforma educacional e mais investimentos no setor e ensino superior gratuito  Um grupo de estudantes está em greve de fome há mais de 30 dias.

Com informações da BBC Brasil

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.