Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em protesto, Força Sindical oferece sardinhas ao BC

Com 100 quilos do peixe que já abundou na ilha italiana da Sardenha, os sindicalistas organizaram um churrasco em frente à sede da instituição que decide amanhã o rumo do juro básico da economia, a Selic

Para os tubarões do Banco Central, muitas sardinhas. Foi assim que a Força Sindical protestou na tarde desta terça-feira (30) contra os juros praticados no Brasil. Com 100 quilos do peixe que já abundou na ilha italiana da Sardenha, os sindicalistas organizaram um churrasco em frente à sede da instituição que decide amanhã o rumo do juro básico da economia, a Selic, que é referência para empréstimos e financiamentos no Brasil.

"A sardinha é uma comida de pobre e também comida de tubarão. Como esses tubarões tecnocratas do Banco Central que se reúnem aqui e decidem o rumo do Brasil", protestou o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). "Além disso, a sardinha assada também tem um cheiro ruim que vamos tentar levar para lá", dizia Paulinho apontando para as janelas do alto do edifício do BC. Lá, no 20º e 21º andares do prédio escuro, trabalham os diretores e o presidente da instituição, o economista gaúcho Alexandre Tombini. As janelas, porém, estavam fechadas, exatamente como manda o ar condicionado do prédio.

Com um olho na churrasqueira e outro nas câmeras, os sindicalistas defenderam que o Brasil precisa de juros mais baixos. "É um absurdo o Brasil ter os juros mais altos do mundo. Precisamos de juro mais baixo para aumentar a produção, ter mais desenvolvimento e mais emprego", disse Paulinho. O PDT do deputado paulista, vale lembrar, faz parte da base de apoio ao governo de Dilma Rousseff.
O sindicalista reconhece que vai ser difícil, mas diz que queria que o Banco Central surpreendesse a todos com um corte do juro de 1 ponto porcentual, o que levaria a taxa Selic para 11,50%. Longe da fumaça das sardinhas, porém, no mercado financeiro, prevalece a aposta de que o juro será mantido no atual patamar de 12,50%, interrompendo ciclo de aumento dos juros que teve início em janeiro para esfriar um pouco o ritmo da economia brasileira.

A temperatura, inclusive, deve ter sido um dos motivos para a baixa presença no churrasco. Debaixo de sol forte com 31º graus e 18% de umidade relativa do ar, menos de 50 pessoas protestavam contra os juros. Bom para os manifestantes que, diante dos 100 quilos de peixe, tiveram o direito a degustar pelo menos dois quilos de sardinha assada cada. Claro, sem contar a farofa.

Fonte: Agência Estado - 30/08/2011

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.