Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Renault produzirá um carro por minuto no PR

Investimento de R$ 1,5 bilhão foi formalizado hoje (05) entre a montadora e governo do estado. Capacidade anual da fábrica de São José dos Pinhais saltará de 280 mil para 380  mil

A montadora Renault  formalizou  junto ao governo do estado, hoje pela manhã, o investimento de R$ 1,5 bilhão na fábrica da montadora, localizada em São José dos Pinhais (PR). Com isso, a capacidade produtiva anual da fábrica saltará de 280 para 380 mil unidades. “Esse investimento possibilitará a produção de um carro por minuto”, disse o governador  Beto Richa, ao lado do presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn.  Atualmente a  produção é de 40 carros por hora.

Além da modernização do espaço físico (equipamentos e ampliação da fábrica), parte do investimento será destinado a criação de um centro de desenvolvimento de engenharia e tecnologia.  Com isso, a Renault espera aumentar até 2015 sua participação no mercado nacional, saltando dos atuais 5% para 8%.  “Até 2015, lançaremos 13 novos modelos. Hoje, 3%  da participação refere-se ao Sandero", disse Ghosn.

Além dos investimentos na fábrica, a Renault pretende incentivar  a vinda de fornecedores de auto peças para o estado. “Queremos aumentar a integração local de fornecedores. O objetivo é que essa integração chegue a um patamar de 90%, mesmo padrão da China e India.”, disse Ghosn. No momento, o fornecimento de peças locais  para a montadora gira em torno de  65%.

Segundo o governo e a montadora, os incentivos levados em conta para a ampliação da fábrica foram a proximidade com o Porto de Paranaguá, a capacidade energética (eletricidade) do PR, as condições de acesso ao porto e aos países do Mercosul, a qualidade da mão de obra e a cadeia produtiva dos fornecedores.
 


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.