Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Marmelada: Derosso deve pegar apenas 30 dias de punição, porém durante as férias

Vereadores do Conselho de Ética, Pastor Valdemir Soares (PRB) e vereador Dirceu Moreira (PSL), aliados de Derosso, estão enrolando para fazer com que punição seja aplicada durante as férias

A investigação contra o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), caminha para uma punição branda: uma suspensão de no máximo 30 dias que só deve ser imposta nas últimas sessões legislativas deste ano. Neste caso, Derosso cumpriria a pena durante o recesso parlamentar em janeiro do ano que vem e retomaria normalmente as funções de vereador e presidente da Casa no início do próximo ano legislativo, em fevereiro.

Nos bastidores da Câmara, tanto vereadores da oposição e como da situação admitem que a estratégia é protelar ao máximo a decisão do Conselho de Ética, que investiga irregularidades em contratos de publicidade assinados por Derosso, para poupá-lo e, ao mesmo tempo, dar uma satisfação à sociedade.

O vereador Jorge Yamawaki (PSDB), relator no Conselho de Ética da acusação contra o presidente da Câmara de irregularidades na contratação da empresa Oficina de Notícias, propôs o afastamento do tucano por até 90 dias. A sanção foi recomendada porque Derosso teria omitido fatos relativos a seu relacionamento com a jornalista Cláudia Queiroz Guedes, dona da Oficina de Notícias. Derosso e Cláudia são casados. A omissão teria prejudicado a investigação do conselho.

Imbróglio
O impasse de ontem na reunião do Conselho de Ética seria prova de que aliados de Derosso estão trabalhando por uma pena leve para ele. O presidente do Conselho de Ética, Francisco Garcez (PSDB), afirmou que há um movimento para protelar a decisão e desqualificar o conselho. “Existe uma tentativa de desmobilizar o conselho. Precisamos ter tranquilidade para não jogar o trabalho no lixo”, disse.

A reunião foi tumultuada e não teve resultados práticos, já que dos três vereadores que integram a comissão processante – encarregada de dar uma resolução sobre uma possível suspensão de Derosso – apenas a vereadora Noêmia Rocha (PMDB) apresentou seu voto, pedindo a suspensão por 90 dias. O vereador Dirceu Moreira (PSL) faltou à sessão e não apresentou justificativa. Procurado pela reportagem, Moreira disse que não compareceu à sessão para ir a uma consulta médica.

Já o vereador Pastor Valdemir Soares (PRB) retirou-se da reunião após discutir com os vereadores de oposição e com Garcez. Soares não concordou com a manifestação da vereadora Professora Josete (PT), que apresentou moção de apoio da oposição ao voto de Noêmia Rocha.

“Voto ninja”
A manifestação de Josete aconteceu antes do voto de Noêmia ser apresentado. Durante a leitura da moção, Soares levantou um cartaz onde estava escrito a palavra “Ridículo”. Depois, se retirou da reunião aos gritos. “Não concordo com a politicagem que estão fazendo. Como podem apresentar apoio a um voto que ainda não existe?” Após o incidente, Noêmia apresentou seu voto. Inconformado, Soares voltou à sala de reunião e ironizou a colega. “A vereadora Noêmia inventou o ‘voto ninja’, aquele que aparece do nada”, disse.

Neste clima, o caso fica paralisado até os dois vereadores, aliados de Derosso, apresentarem seus votos. O imbróglio não tem data para acabar já que o regimento interno não determina prazo para os vereadores darem seus pareceres. Só depois disso a resolução vai a plenário.

Maior defensor de Derosso na Casa, Soares negou que esteja trabalhando para protelar a decisão, mas entende que uma eventual punição não perde força se aplicada durante o recesso. “Recesso não é férias. O presidente ficaria impedido de representar a Casa em eventos e solenidades“, disse.

Para o professor de Ciência Política Luiz Domingos Costa, da Facinter, caso a punição seja aplicada durante o recesso a culpa é da baixa capacidade de articulação da oposição e da sociedade civil. “A causa das investigações é um desvio ético no uso arbitrário do poder. O freio para isso é a oposição. Mas se ela é numericamente fraca e politicamente inoperante acaba engolida pelo grupo que abusa do poder”, avalia.

Investigação sobre jornal está parada
Também ficou indefinida na reunião do Conselho de Ética da Câmara de Curitiba ontem a representação sobre o jornal Câmara em Ação, publicação do Legislativo que custou R$ 18 milhões aos cofres da Câmara, cujo contrato é suspeito de superfaturamento. A ausência do relator do caso, vereador Dirceu Moreira (PSL), e uma nova interpretação da Procuradoria da Câmara sobre os prazos para a conclusão dos trabalhos adiaram a decisão.

Moreira votou pelo arquivamento do processo na última segunda-feira, alegando falta de tempo para as diligências e dificuldade para localizar os donos da empresa Visão Publicidade, contratada para prestar o serviço.

A vereadora Noêmia Rocha (PMDB) pediu vista ao processo. Hoje, Noêmia deveria apresentar seu parecer para a votação seguir, mas uma consulta feita à procuradoria jurídica da Casa revelou que os vereadores têm até novembro para concluir os trabalhos. Assim, a alegação de Moreira de falta de tempo fica esvaziada. Informado do novo entendimento da procuradoria, o vereador disse que vai retomar a investigação e pedir ao Conselho de Ética a convocação dos proprietários da empresa.

Arranca-rabo
Ao final da reunião de ontem, o Pastor Valdemir Soares (PRB) e o presidente da Femotiba, Edson Feltrin, trocaram ofensas no pátio do estacionamento da Câmara de Curitiba. Feltrin chamou Valdemir de “pastor do diabo”, após ser ironizado pelo vereador que o chamou de “lixo humano” e o acusou de promover protestos contra Derosso distribuindo lanches para os manifestantes

Fonte: Gazeta do Povo - 21/10/2011

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.