Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Deputados federais lançam frente em defesa do voto aberto na Câmara

Objetivo é acabar com a cara de pau de políticos pilantras que se fazem de bonzinhos , mas aproveitam votações secretas para sacanear o povo

A picaretagem em Brasília  chegou a um nível tão alto que até os próprios politicos estão ficando escandalizados. A gota d’aguá foi a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN- DF). Graças à votação secreta, os colegas da quadrilha de Roriz aliviaram o lado para a deputada e a absolveram do processo de cassação, mesmo com um vídeo mostrando a deputada recebendo propina.

Não é de hoje que os políticos se aproveitam da votação secreta para ferrar com o povo.  Foi assim na votação que impediu um aumento maior no salário mínimo no começo do ano.  É assim quando votam contra as pautas da classe trabalhadora. E  também quando votam a favor da absolvição de políticos corruptos. Como as votações são secretas, não dá para saber qual foi a posição adotada pelos parlamentares, ou seja, o  cara fala uma coisa, mas faz outra e não tem como ser cobrado por isso.

Visando acabar com essa mamata, alguns deputados formaram a Frente em Defesa do Voto Aberto com o objetivo de aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que de fim ao voto secreto. “A população tem o direito de saber qual foi o voto dado pelo seu representante. É preciso fazer com que o parlamentar arque com as conseqüências das suas decisões.” , diz, presidente da Frente, deputado Ivan Valente (Psol-SP)

Proposta completou dez anos esse ano
A PEC do voto aberto foi apresentada pela primeira vez em 2001. Porém, até agora só passou em primeiro turno na votação em plenário, em 2006. Para ser aprovada definitivamente, ela precisa de 308 votos. Por enquanto, apenas 205 deputados são a favor. Aprovada na Câmara dos Deputados, a PEC vai para o Senado, onde precisará de 49 votos para ser aprovada. “ É só a pressão popular que vai fazer essa PEC ser aprovada, a exemplo da lei da Ficha Limpa” diz, Valente.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.