Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Afinal as vendas de veículos caíram ou cresceram?

Com 11.367 unidades vendidas em janeiro, o setor de importados teve queda de 40,6% em relação a dezembro de 2011 e crescimento de 16,9% em relação a janeiro de 2011.

Como dezembro é o melhor mês do ano, a comparação mais correta é com janeiro do ano passado, o que indica um crescimento do setor.

Não há razão, portanto, para a Abeiva divulgar comunicado indicado queda nas vendas e queda na participação.

A Anfavea fez a mesma coisa no início desta semana, quando destacou a queda de vendas (em relação a dezembro) em detrimento do aumento de vendas (em relação a janeiro de 12011). Muitos veículos de comunicação reproduziram a informação, que, se não está errada, também não é correta.

Por trás dessa estratégia está o desejo de demonstrar que os setores estão em dificuldade, quando na verdade estão crescendo. A Anfavea tem razões para disfarçar a boa situação que se encontram os fabricantes: Cledorvino Beline, presidente da entidade, luta para que o acordo com o México não seja rompido.

A Abeiva, por sua vez, quer mostrar que a incidência de mais 30 pontos percentuais do IPI nos carros importados de empresas que não têm fábrica no Brasil está prejudicando o setor. Está mesmo, mas a verdade é que - apesar do aumento do imposto - as vendas cresceram em relação a janeiro do ano passado.

Fonte: Agência Auto Informe - 09/02/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.