Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

1º de Maio da Força Sindical PR arrecada mais de 50 toneladas de alimentos e 25 de agasalhos

Um show de solidariedade do trabalhador (a) paranaense. Assim foi a 11ª edição do 1º de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná, realizada ontem (01/05) no Parque de São José dos Pinhais, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São José dos Pinhais. As 140 mil pessoas que passaram pelo local durante todo o dia para comemorar o Dia do Trabalhador, doaram mais de 50 toneladas de alimentos não-perecíveis e outras 25 toneladas de agasalhos. Um recorde na história do evento. Ontem mesmo, os alimentos foram levados à Associação Evangelizar É Preciso e à Prefeitura de SJP , que farão a distribuição à população carente. Já os agasalhos foram transportados ao Provopar Estadual.

O 1º de Maio da Força voltou à São José dos Pinhais após cinco anos. De 2007 a 2011, o evento foi realizado no Centro Cívico, em Curitiba. Esse ano, o tema escolhido foi “menos juros e mais salários”. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para a atual política orçamentária do governo federal, que destinou 47,19% do Orçamento 2012 da União para o pagamento de juros da dívida pública aos banqueiros e setor financeiro, enquanto áreas vitais como educação, saúde e segurança pública ficaram com menos de 5% dos recursos.

Maior piso regional do país é sancionado no 1º de Maio da Força

Assim como no ano passado, o governador Beto Richa compareceu ao evento para sancionar o novo piso salarial regional do estado, reajustado em 10,32%, variando em quatro faixas salariais entre R$ 783 e R$ 904. “Hoje novamente temos a felicidade de assinar o aumento do mínimo regional paranaense, consolidado como o maior do Brasil. Os novos valores representam um avanço para todos os trabalhadores. Significa também a ampliação do consumo e aquecimento da economia. É importante destacar que a Força e as demais centrais sindicais participaram decisivamente das negociações junto com o governo e entidades patronais”, ressaltou o governador.

O presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, falou sobre o retorno do evento à região metropolitana. “Aqui em São José dos Pinhais nasceu o 1º de Maio, há dez anos. Este é o maior evento que já realizamos. É um prazer retornar e poder assinar aqui o maior piso salarial regional do Brasil, que dá mais dignidade ao trabalhador paranaense, que é o mais produtivo do país. Nas montadoras daqui, por exemplo, produzimos o dobro do que em montadoras de outros estados. Esse trabalhador merece ser valorizado cada vez mais”, defendeu o líder sindical.

Outra autoridades política presente foi o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, O chefe do executivo municipal cumprimentou os trabalhadores e trabalhadoras pelo seu dia, destacando as políticas públicas de emprego implementadas na capital. “Curitiba tem hoje a menor taxa de desemprego do país. Isso é fruto de uma política que visa incentivar as empresas e valorizar os trabalhadores”, afirmou. O secretário de governo de São José dos Pinhais, Miguel Galoski, representando o prefeito Ivan Rodrigues (que não pode comparecer por motivos de saúde), relembrou que a atual gestão comemora o sucesso da realização do 1º de Maio na cidade. Ele também ressaltou a importância do anúncio do aumento do piso regional, que segundo ele “é motivo de orgulho para todos os paranaenses”.  Já o secretário estadual do Trabalho e Emprego do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli, destacou que o piso paranaense é uma ferramenta importante de inclusão social. “Hoje o nosso piso beneficia diretamente 350 mil trabalhadores que não tem Convenção Coletiva de Trabalho. Isso sem falar que serve como referência positiva para mais de um milhão de outros trabalhadores. A Força e demais centrais estão de parabéns pela posição firme que tiveram nas negociações do piso estadual”, destacou Romanelli.

Missa do Trabalhador, shows, sorteio de prêmios e ações de cidadania

Além da assinatura do novo piso regional e da defesa das bandeiras de luta dos trabalhadores, o 1º de Maio da Força teve muitas outras atrações durante todo o dia. O evento começou com a já tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. O pároco fez questão de lembrar que, além do dia do trabalhador, o 1º de maio é também dia de São José, que é padroeiro da cidade onde estava sendo realizado o evento.

Além de pedir proteção para sua família, muita gente estava rezando também para que a sorte batesse na sua porta durante o sorteio de prêmios. Foram cinco automóveis, dez motos, dez televisores, dez computadores e dez geladeiras. O professor Adelino Pereira de Souza quase desistiu de concorrer. Porém, graças a insistência de um amigo, decidiu ficar até o final para ver o que ia acontecer. O resultado: foi um dos que ganharam o automóvel 0 KM. “Já tinha passado um dia divertido e, um pouco cansado, estava pensando em ir embora quando meu amigo falou para esperar um pouco mais para ver o sorteio. Graças a Deus, esperei e agora vou fazer uma surpresa para o pessoal de casa”, disse o professor sortudo.

Outra muito emocionada era a assessora jurídica Rosana Guebur Martins, que também ganhou um carro. “vim para ajudar na barraca da Apae. Já estava feliz porque o dia rendeu bastante, pois vendemos quase tudo. De repente, no ultimo sorteio do carro, ouço meu nome: aí foi para fechar o dia com chave de ouro”, disse Rosana, ao lado da filha.

Além dos sorteios, o dia também foi de muita música, com a apresentação de artistas locais e da atração principal: a dupla Guilherme e Santiago, que fechou o 1º de Maio 2012 em grande estilo. O evento contou ainda com ações gratuitas de cidadania como exames de vista, de pressão e glicose; emissão de carteira de trabalho e simulação de financiamento habitacional.

Clique aqui e veja as fotos do evento

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.