Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos do Paraná poderão ter remuneração igual ao do ABC paulista em 2014

Leia nota técnica divulgada pelo  Dieese - regional Paraná - mostrando que a diferença salarial existente entre metalúrgicos do Paraná e do ABC, de São Paulo, pode terminar em 2014, caso a Volkswagen conceda este ano os mesmos reajustes conquistados pelos trabalhadores da Renault:

METALÚRGICOS DO PARANÁ PODERÃO TER REMUNERAÇÃO IGUAL A DO ABC EM 2014

Desde a implantação das montadoras no Paraná, o Sindicato dos Metalúrgicos vem lutando para reduzir as diferenças salariais entre as plantas das montadoras instaladas no Paraná e em São Bernardo do Campo, essa diferença que era de 40% em 2004 hoje caiu para 18,5%, isso é resultado de muitas conquistas ao longo dos últimos anos. As negociações do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba passaram a ser referência nacional pelos aumentos reais conquistados e valores de abonos e Participação nos Lucros e Resultados.

Com os resultados das últimas negociações válidas para o período de 2011 a 2013, os metalúrgicos do Paraná que hoje tem uma diferença de 18,5% deverão atingir em 2014 os mesmos patamares de remuneração pagos em São Bernardo/SP, isso porque no período de 2012 e 2013, os aumentos reais serão maiores no Paraná, além de valores maiores nos abonos salariais e na Participação nos Lucros e Resultados – PLR, outro fato que contribuirá para atingir os mesmos patamares de remuneração é que em 2013 o reajuste salarial em São Bernardo ocorrerá em 16 meses (janeiro de 2014) e no Paraná em 12 meses (setembro de 2013), segundo os cálculos do Dieese – Escritório Regional do Paraná, as diferenças de remuneração deixarão de existir a partir de 2014, se for repassada para os trabalhadores da VW planta de São José dos Pinhais os mesmos reajustes conquistados na Renault.

Com isso consolidaremos uma importante etapa da vinda das montadoras para o Paraná, inicialmente tivemos a geração de empregos, a atração de fornecedores, o desenvolvimento da logística, a difusão da tecnologia e agora completamos o ciclo com o aumento da remuneração, se igualando os níveis de São Bernardo.

As negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Volkswagen se iniciaram nesta última quinta feira (30/08) e a expectativa dos trabalhadores da empresa é que a diferença de fato continue sendo reduzida e que seja atingida em 2014 essa igualdade na remuneração, resultado da luta e mobilização da categoria.

Cid Cordeiro

Economista e Supervisor Técnico do Dieese, Escritório Regional do Paraná.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.