Volkswagen domina Região Sul
A Volkswagen dominou a região Sul no mês de agosto. Com 18.288 unidades comercializadas, a montadora está em primeiro lugar no ranking da região, com 22,83% de participação no mercado, quase um ponto percentual a mais do que a participação no mercado total de carros e comerciais leves (21,88%).
A Volkswagen está no Sul à frente da líder nacional Fiat, que vendeu 16.862 carros no mês passado nos três estados da região e ficou com apenas 21,12% de participação. A participação é bem menor do que a média nacional da montadora, que fechou agosto com 24,21% de participação, índice que lhe garantiu a liderança de vendas no País.
No Paraná a Volkswagen vendeu 7.107 unidades e ficou com 23,94% de participação no Rio Grande do Sul, vendeu 6.383 carros e 22,26%, e em Santa Catarina a participação foi de 22,31%, com 4.798 unidades comercializadas.
Em terceiro lugar no ranking da região Sul está a GM, com 15.266 unidades vendidas no mesmo período e 19,12% de participação, mesma posição do mercado total.
A Ford, quarta colocada no País, perde a posição para a Renault na região Sul, ficando na quinta posição, com 6.951 unidades vendidas em agosto. A Renault está à frente da Ford no Paraná, em Santa Catarina e perde no Rio Grande do Sul (veja tabelas). Mas é no Paraná que a marca francesa mais se distancia da sua concorrente direta: fechou agosto com 10,05%, contra 7,52% da Ford.
A Nissan se mostrou oscilante em vendas na região. Ficou em sexto lugar no Paraná, mesma posição do ranking nacional, mas caiu para décimo primeiro lugar no Rio Grande do Sul e em décimo em Santa Catarina. No total da região, a marca japonesa figura na oitava posição, com 1.807 unidades comercializadas e 2,26% de participação, atrás da Peugeot e da Honda.
A Peugeot está bem classificada no Sul, sexta colocada, assim como a parceira Citroën, que está em nono lugar.
É curioso como são claras as diferenças de preferência do consumidor em algumas regiões do Brasil.
A presença de fortes grupos migratórios pode influenciar na compra desta ou daquela marca, assim como a estrutura viária da região, mais propícia para determinado tipo de veículo.
Mas a presença da empresa no estado é determinante para a preferência do consumidor pela marca.
É claro o crescimento da Volkswagen e da Renault no Paraná, onde têm fábrica.
É isso que explica o crescimento da Fiat em Belo Horizonte, onde tem a maior participação das vendas no Brasil: quase cinco em cada dez carros vendidos na capital mineira é da marca italiana.
Fonte: Auto Informe - 14/09/2012
A Volkswagen está no Sul à frente da líder nacional Fiat, que vendeu 16.862 carros no mês passado nos três estados da região e ficou com apenas 21,12% de participação. A participação é bem menor do que a média nacional da montadora, que fechou agosto com 24,21% de participação, índice que lhe garantiu a liderança de vendas no País.
No Paraná a Volkswagen vendeu 7.107 unidades e ficou com 23,94% de participação no Rio Grande do Sul, vendeu 6.383 carros e 22,26%, e em Santa Catarina a participação foi de 22,31%, com 4.798 unidades comercializadas.
Em terceiro lugar no ranking da região Sul está a GM, com 15.266 unidades vendidas no mesmo período e 19,12% de participação, mesma posição do mercado total.
A Ford, quarta colocada no País, perde a posição para a Renault na região Sul, ficando na quinta posição, com 6.951 unidades vendidas em agosto. A Renault está à frente da Ford no Paraná, em Santa Catarina e perde no Rio Grande do Sul (veja tabelas). Mas é no Paraná que a marca francesa mais se distancia da sua concorrente direta: fechou agosto com 10,05%, contra 7,52% da Ford.
A Nissan se mostrou oscilante em vendas na região. Ficou em sexto lugar no Paraná, mesma posição do ranking nacional, mas caiu para décimo primeiro lugar no Rio Grande do Sul e em décimo em Santa Catarina. No total da região, a marca japonesa figura na oitava posição, com 1.807 unidades comercializadas e 2,26% de participação, atrás da Peugeot e da Honda.
A Peugeot está bem classificada no Sul, sexta colocada, assim como a parceira Citroën, que está em nono lugar.
É curioso como são claras as diferenças de preferência do consumidor em algumas regiões do Brasil.
A presença de fortes grupos migratórios pode influenciar na compra desta ou daquela marca, assim como a estrutura viária da região, mais propícia para determinado tipo de veículo.
Mas a presença da empresa no estado é determinante para a preferência do consumidor pela marca.
É claro o crescimento da Volkswagen e da Renault no Paraná, onde têm fábrica.
É isso que explica o crescimento da Fiat em Belo Horizonte, onde tem a maior participação das vendas no Brasil: quase cinco em cada dez carros vendidos na capital mineira é da marca italiana.
Fonte: Auto Informe - 14/09/2012
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