Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Ratinho e Fruet rompem hegemonia de 24 anos na prefeitura de Curitiba

Desde 1988, o candidato do grupo formado pelo ex-prefeito Jaime Lerner sempre vencia na cidade. Neste ano, Ducci representava esse continuísmo. Mas ele está fora da disputa

A chegada de Ratinho Júnior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT) ao segundo turno quebra uma hegemonia de quase um quarto de século nas eleições municipais de Curitiba. Desde 1988, nenhum candidato sem raízes no grupo político formado pelo ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner havia vencido uma eleição pela prefeitura. Após uma disputa voto a voto com Fruet, o prefeito Luciano Ducci (PSB), atual herdeiro da “dinastia” iniciada por Lerner, acabou em terceiro lugar.

 Ratinho Júnior confirmou o favoritismo e somou 332.408 votos (34,09% dos válidos). Fruet fez 265.451 votos (27,22%), apenas 4.402 (0,45% dos válidos) a mais que Ducci, que recebeu 261.049 votos (26,77% dos válidos). Rafael Greca (PMDB) ficou em quarto lugar, com 101.866 votos (10,45%), seguido por Bruno Meirinho (PSol), Alzimara Bacellar (PPL) e Avanilson Araújo (PSTU).

O resultado final contrariou o prognóstico da maioria das pesquisas eleitorais feitas na reta final da campanha, que indicavam um segundo turno entre Ratinho e Ducci. Sondagem de boca de urna divulgada ontem pelo Ibope acertou que Ratinho ficaria em primeiro, com 34%, mas colocou Ducci com 29% e Fruet com 24%. A margem de erro era de dois pontos porcentuais para mais e para menos.

Desgaste
Alvo preferencial de todos os adversários durante o horário eleitoral gratuito, o prefeito sentiu o desgaste provocado pelos ataques. Antes da campanha, a expectativa já era de uma polarização entre o prefeito e Fruet – mas na disputa pelo primeiro lugar. Em 2011, Fruet deixou o PSDB por desentendimentos com o governador Beto Richa (PSDB), que preferia Ducci como candidato. Fruet se filiou ao PDT – mudança que desencadeou uma polêmica aliança com o PT nesta eleição.

Eleito vice-prefeito de Beto Richa em 2004 e 2008, Ducci conseguiu menos de um terço dos votos conquistados pelo atual governador há quatro anos. Richa se elegeu pela primeira vez após ser vice de Cassio Taniguchi (DEM), entre 2000 e 2004.

Os dois brigaram durante a campanha, mas se reaproximaram depois. Taniguchi, em 1996 e 2000, e Rafael Greca, em 1992, foram eleitos com o apoio direto de Lerner, que venceu a disputa de 1988. No ano passado, Richa avalizou a candidatura de Ducci, o que provocou a saída de Fruet do PSDB.

Alternância relativa
“Se o objetivo principal da democracia é garantir a alternância de poder, podemos finalmente dizer que vai haver alguma em Curitiba”, avalia o cientista político da UFPR Adriano Codato. Para ele, no entanto, é importante “relativizar” a mudança que vai ocorrer na cidade com um outro candidato que chegou ao segundo turno. “Ratinho Júnior é de um partido pequeno, que deve absorver figuras da atual gestão, enquanto Fruet era tucano até o ano passado.”

Após a vitória de ontem, o candidato do PSC deu sinais de que pode aceitar uma aliança com o grupo de Richa. “Eu sempre disse que não sou candidato de oposição nem de situação; eu sou da inclusão”, afirmou Ratinho. Do outro lado, Fruet falou em humildade e evitou críticas aos adversários. “Não faço política com ressentimento. Sempre fiz política olhando para o futuro”, disse o pedetista.



Ratinho vence na região Sul, Fruet na região Norte.Confira como ficou o mapa eleitoral em Curitiba:



Fonte: Gazeta do Povo – 08/10/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.