Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Economia do Paraná deve crescer acima da média nacional

Segundo o Ipardes, o PIB do estado deve fechar o ano com crescimento de 1,9%, enquanto no Brasil o esperado é 1% ou menos

Por conta do dinamismo da economia local – causado pelo bom desempenho na geração de empregos no interior e pela variação positiva na folha de pagamento da indústria – o Paranáapresentou um desempenho superior à média brasileira de 2012 em quase todos os indicadores de emprego, indústria, agricultura e crescimento econômico, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado deve fechar o ano com crescimento de 1,9%, enquanto no Brasil a alta projetada pelo mercado é de 1% ou menos. Na agricultura, o estado só não registrou uma alta superior aos 2% em função da quebra de safra de verão, que comprometeu cerca de 20% da produção agrícola do ciclo 2011/2012.

A produção industrial, uma das grandes causas do fraco desempenho nacional, apresentou queda no estado em relação a 2011. O Paraná produziu menos 1,3%, enquanto o Brasil teve queda de 2,9%. Segundo o diretor-presidente do Ipardes,Gilmar Mendes Lourenço, a queda se deu pela base de comparação com o ano passado. “A queda foi puxada pela indústria automobilística, que priorizou a desova dos estoques em detrimento da produção”, explica.

Remuneração
A remuneração foi um ponto positivo para o estado este ano. Enquanto o Brasil cresceu 3,2%, a folha de pagamento paranaense cresceu 8,5%. Para o diretor-presidente do instituto, a alta não oferece risco ao estado na atração de novas empresas. “Salário é mais do que custo. É mercado”, afirma.

Interior
Em todo o estado, foram gerados 111 mil empregos formais ao longo do ano. O interior foi responsável por 73% das carteiras assinadas, enquanto a Região Metropolitana de Curitiba ficou com os outros 27% dos empregos criados.

Quando somente a indústria é levada em conta, a diferença é ainda maior. O interior criou 87% dos empregos e a capital gerou 13%.

Fonte: Gazeta do Povo - 18/12/12


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.