Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Nota oficial da Força Sindical sobre a taxa Selic

A política de corte das taxas de juros implementada pelo Banco Central desde agosto de 2011, que reduziu a taxa Selic para 7,25%, tem provocado fortes reações daqueles que vivem da especulação e do ganho financeiro. Com a justificativa de trazer a inflação para o centro da meta, foi colocada em marcha uma violenta campanha orientada a pressionar o Conselho de Política Monetária a elevar a taxa básica de juros, permitindo, assim, a recomposição das expectativas do mercado e a reposição dos ganhos especulativos.
 
Ao que tudo indica, nos próximos meses, a inflação manterá sua trajetória de queda. O IPCA de janeiro foi de 0,86%, o de fevereiro de 0,6% e o de março 0,47%. O desempenho da economia nacional, que vem patinando, não incentiva qualquer aposta no crescimento do consumo como vetor de pressão sobre os índices de inflação. Na verdade, além do interesse na especulação, o que se move no submundo das pressões pelo aumento dos juros é a luta surda para derrotar a inflexão da política econômica centrada no “tripé” câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário que há anos comanda a política econômica do país para outra, mais desenvolvimentista, orientada para o investimento produtivo e social, gerando emprego e renda, para a recuperação da indústria nacional.

Ao contrário da pregação dos rentistas, os trabalhadores consideram fundamental que o Comitê de Política Monetária continue perseguindo a meta de fazer a taxa de juros brasileira convergir com a praticada internacionalmente, o que exige cortes na taxa Selic e não seu aumento. Lutamos para que o Banco Central, na definição da política de juros, estabeleça metas de crescimento econômico e de emprego, indicadores que serão seriamente afetados caso prevaleça a concepção dos rentistas e do sistema financeiro no atual debate sobre os limites da inflação.

Fonte: Força Sindical

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.