Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

SPM entrega Selos Pró-Equidade a empresas que promovem igualdade entre homens e mulheres

Corporações que promovem políticas e ações pela eliminação da discriminação entre homens e mulheres no ambiente do trabalho foram homenageadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nesta quinta-feira (25/4). Ao todo, 57 empresas e entidades públicas e privadas receberam o Selo da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em ato que teve as presenças das ministras Eleonora Menicucci (SPM), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção para a Igualdade Racial – Seppir).
 
Eleonora Menicucci parabenizou os representantes das organizações que participaram da cerimônia realizada no Memorial JK, em Brasília, por terem cumprido as metas do programa. Destacou que, nesta edição do Pró-Equidade,  foi possível perceber o grande esforço dos participantes em envolver cada vez mais seus empregados e empregadas em ações voltadas para mudar as atitudes e relações de trabalho e para diminuir as desigualdades, que tanto afetam as mulheres nesses espaços.
 
“É importante lembrar que as relações de gênero exercem um papel relevante e essencial para o entendimento das estratificações no mercado de trabalho, influenciando a sua própria dinâmica e características”, apontou Eleonora Menicucci.
 
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que, nos últimos anos, ocorreram muitos avanços no país. “Mas há muitos desafios a serem atingidos, como a igualdade de salários entre trabalhadoras e trabalhadores, a valorização das mulheres em todos os ambientes, e a democracia cidadã”.
 
A promoção da igualdade, de acordo com a ministra Luiza Bairros, é um valor essencial para o desenvolvimento do Brasil. E o Pró-Equidade de Gênero e Raça “é uma iniciativa que tem a capacidade de gerar efeitos na vida das pessoas e mudanças efetivas nos locais de trabalho”.
 
Reconhecimento – O selo Pró-Equidade de Gênero e Raça destaca o trabalho feito pelas organizações no desenvolvimento de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a equidade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. As entidades vencedoras são prefeituras, secretarias estaduais e municipais, institutos, bancos, empresas de energia e supermercados, além de instituições públicas na área de mineração, comunicações, tecnologia e agropecuária.
 
Seleção – As empresas desenvolveram o programa durante 12 meses (execução do Plano de Ação). Elas executaram ao menos 70% de das ações pactuadas e obtiveram um desempenho considerado satisfatório ou muito satisfatório.
 
O objetivo é eliminar todas as formas de discriminação, evidenciando publicamente o compromisso da organização com a equidade de gênero e etnicorracial na promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares no mundo do trabalho para a efetivação da equidade.
 
A definição das boas práticas é feita pelo Comitê Ad Hoc do Programa, formado por pesquisadoras de núcleos de gênero de diferentes universidades. Elas se reuniram pela última vez em fevereiro deste ano, apresentando a avaliação final do monitoramento feito pelas empresas.
 
Novas práticas e certificação – Desde a sua criação em 2006, o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça reúne boas práticas que contribuíram para ambientes de trabalho mais igualitários. Entre as experiências, destacam-se: instalação de salas de aleitamento, ampliação das licenças maternidade e paternidade, adoção de linguagem inclusiva nos crachás e contra-cheques, adaptação de uniformes e equipamentos de proteção individual, estímulo nos contratos de trabalho da empresa inclusive com terceirizados à equidade de gênero, raça e etnia,  inclusão nos editais de concursos públicos dos temas equidade de gênero e diversidade entre os conteúdos programáticos, concessão aos pais do direito de trabalhar 30 horas semanais em caso de filhas ou filhos com deficiência física ou mental.
 
As instituições, empresas e organizações que aderem ao programa Pró-Equidade de Gênero e Raça apresentam um plano de ações para a promoção da igualdade. Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, é preciso que coloquem em prática ao menos 70% das ações previstas no plano. O Selo representa o reconhecimento feito pelas organizações no enfrentamento da desigualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho e evidencia publicamente o compromisso com a equidade de gênero e etnicorracial, com a promoção da cidadania e a difusão de práticas exemplares para a efetivação da igualdade.
 
O Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal, por meio da SPM, com o apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
A cerimônia contou também com a participação da diretora regional da ONU Mulheres Brasil e Caribe (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), Rebecca Tavares, e a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino, além de presidentes, diretores e funcionários das organizações vencedoras.

Fonte: Secretária de Políticas para Mulheres - 26/04/2013
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.