Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Produção de veículos bate recorde histórico em maio

Houve leve avanço - e 0,3% - em relação a abril, quando o setor havia alcançado a maior marca da sua história: 347,1 mil unidades

Embaladas por um ritmo de vendas forte impulsionado principalmente pelos lançamentos, as montadoras voltaram a registrar crescimento na produção no mês passado e alcançaram novo recorde.

O volume fabricado ficou 21,8% acima do registrado no mesmo mês de 2012, em 348.070 unidades, segundo dados da Anfavea (associação das montadoras) divulgados nesta quinta-feira (6).

O resultado de abril foi um dos principais responsáveis pela recuperação da indústria como um todo. A produção industrial naquele mês superou as expectativas mais otimistas -cresceu 1,8%- e trouxe nova esperança para o nível de crescimento neste ano.

No ano, as montadoras acumulam uma alta de 18,6% na produção, bem acima da projeção para 2013, de avanço de até 4,5%.

As vendas subiram 10% em relação a maio do ano passado, para 316,2 mil unidades, e representaram o segundo melhor resultado para o mês já registrado. No ano, o crescimento é de 8,6%, ou 1.480.445 unidades.

Outro fator que tem contribuído para elevar o nível de atividade nas fábricas é a exportação. Depois de uma queda de 20% no ano passado, as vendas ao exterior acumulam alta de 13,4% neste ano, em 214.921 unidades. Em valores, o avanço é de 5,9%, para US$ 6,5 bilhões.

As exportações são o principal foco de atenção da Anfavea, depois que um programa para elevar a competitividade foi criado no ano passado, o Inovar-Auto. A entidade costura com o governo a criação de medidas para incentivar as vendas ao exterior.

Além disso, a associação também trabalha com o governo brasileiro para conseguir uma renovação do acordo de livre comércio com a Argentina, destino de quase 80% das exportações de veículos.

O acordo venceria no início de julho, mas caminha para ser renovado, como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo.

Setor automotivo empregou 0,4% mais em maio, diz Anfavea

O setor automotivo encerrou o mês de maio com 153.708 empregados o que representa um alta de 0,4% em relação a abril, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que divulgou os números nesta quinta-feira, 6. Na comparação com maio de 2012, houve avanço de 6,0% no contingente de empregados, considerando autoveículos e máquinas agrícolas.

O segmento de autoveículos registrou crescimento de 0,3% ante abril no total de empregados, totalizando 133.071 pessoas. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve avanço de 6,4% em maio. O segmento de máquinas agrícolas cresceu 0,8% em número de empregados na comparação com abril e registrou 20.637 funcionários. Na comparação com maio de 2012, houve uma alta de 3,7%.

Fonte: Folhapress e Agência Estado - 06/06/2013


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.