Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Presidente do SMC defende banimento do amianto durante encontro internacional em Curitiba

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Sérgio Butka, defendeu na manhã de hoje (11), o banimento imediato do amianto no Paraná. A declaração do líder sindical foi feita na abertura da “Reunião Pública Internacional – Municípios contra o amianto”, realizada no auditório do Centro de Convenções de Curitiba. O evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), em parceria com o Ministério Público e Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, contou com o apoio do SMC e de entidades como a Associação Brasileira dos Expostos do Amianto (Abrea).

Muito utilizado no ramo da construção civil, sobretudo na fabricação de telhas, o amianto é uma substância altamente cancerígena. Tanto que sua utilização já é proibida em 45 países, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

“Vamos aprimorar a parceria com o MP para ajudar a banir o amianto do nosso estado. Hoje não há mais o que justifique seu uso, pois existem outras substâncias que podem substituir o amianto e que não são nocivas à saúde do trabalhador. Não podemos entregar a nossa saúde. Defendemos sim o emprego, mas um emprego que não adoeça e depois tire a vida do trabalhador”, defendeu Butka.

No Paraná, existe um projeto de Lei que proíbe a utilização do amianto no estado, sob o nº 76/2011, de autoria do ex-deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB). Ele já foi aprovado por todas as comissões da Assembleia Legislativa, mas ainda não foi à votação em plenário. “É uma luta importante, pois estamos defendendo a saúde do trabalhador exposto à essa fibra cancerígena. Temos dois caminhos para aprovar o projeto. Um deles é causar constrangimento no poder público, fazer uma manifestação e tentar convencer o governador a apoiar o projeto. Como o apoio dele, sua base na assembleia com certeza votaria a favor. Outra estratégia é convencer cada deputado. Precisamos de no mínimo 28 votos para aprovar o projeto”, afirmou o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV).

Presente na solenidade de abertura do encontro, o médico do trabalho e consultor da OIT, Dr. Zuher Handar, apresentou dados alarmantes sobre o tema. “100 mil pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de doenças causadas pelo amianto. Importantes organismos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde recomendam a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirmou Zuher.

O evento termina amanhã (12) no final da tarde. Mais informações em breve 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.