Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato dos Aposentados da Força realiza protesto amanhã (13/08) em frente ao INSS em Curitiba

A regional Curitiba do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi) realiza amanhã (13/08) às 8h30, uma manifestação pelo fim do fator previdenciário em frente à Gerência Executiva do INSS, no centro de capital. O ato faz parte de uma mobilização nacional comandada pelo Sindnapi, e acontece simultaneamente em vários estados brasileiros.    

Além do fim do fator previdenciário, a categoria exige também que o governo implante uma política de recuperação do poder de compra das aposentadorias. “Nossa pauta é urgente. Há anos reivindicamos o fim desse nefasto mecanismo chamado fator previdenciário, que confisca parte da aposentadoria do trabalhador na hora que ele mais precisa. Também exigimos a criação de uma política mais digna de reajuste dos benefícios, que proporcione poder de compra aos aposentados”, afirma o presidente da regional Curitiba do Sindnapi, Pedro Paulo da Silva.

Fator previdenciário

O fator previdenciário é um mecanismo criado pelo Governo Federal em 1999 que reduz em até 40% o valor o benefício do trabalhador na hora em que ele vai se aposentar. Funciona assim: quanto menor a idade do segurado na data da aposentadoria e maior a expectativa de vida, menor é o fator previdenciário, o que significa um benefício menor. Quanto mais velho e quanto maior o tempo de contribuição do trabalhador, maior será o valor da aposentadoria. As centrais estão negociando com o governo uma alternativa que substitua o atual fator por fórmula mais justa, que não penalize tanto o trabalhador. Por enquanto, não há consenso.

O secretário nacional de Seguridade Social da Força Sindical, Paulo José Zanetti, questiona o argumento do poder executivo para não acabar com o fator. “O governo diz que não tem dinheiro para acabar com o fator previdenciário, que custaria R$ 3 bilhões por ano. No entanto, dá R$ 18 bilhões aos empresários com a desoneração da folha de pagamento. Direciona uma fortuna para pagar os juros da dívida aos banqueiros. O que falta mesmo é boa vontade para acabar com a injustiça social que é o fator previdenciário”, critica o sindicalista.

Serviço

Manifestação do Sindicato dos Aposentados contra o fator previdenciário e pela recuperação do poder de compra das aposentadorias

Data: terça-feira, dia 13/08/2013
Local: em frente à Gerência Executiva de Curitiba do INSS
Endereço: Rua João Negrão, nº 11, centro (ao lado da Praça Santos Andrade)

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.