Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Aposentados protestam contra o fator previdenciário e entregam pauta à gerente executiva do INSS em Curitiba

Munidos de faixas, bandeiras e muita indignação, mais de 200 aposentados e militantes participaram na manhã de hoje (13/08) de uma manifestação contra o fator previdenciário no centro de Curitiba. O ato realizado em frente à Gerência Executiva da Previdência Social, na Praça Santos Andrade, foi organizado pelo Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi) e fez parte de uma grande mobilização nacional comandada pela entidade. Manifestações semelhantes foram realizadas em vários outros estados brasileiros.

Criado pelo Governo Federal em 1999, o fator previdenciário é um mecanismo que reduz em até 45% o valor do benefício do trabalhador na hora que ele vai se aposentar. Funciona assim: quanto menor a idade do segurado na data da aposentadoria e maior a expectativa de vida, menor é o fator previdenciário, o que significa um benefício menor. Quanto mais velho e quanto maior o tempo de contribuição do trabalhador, maior será o valor da aposentadoria.

O secretário nacional de Seguridade Social da Força Sindical, Paulo José Zanetti, disse que acabar com o fator previdenciário é uma questão de justiça social. “Os trabalhadores não podem mais admitir que no momento que mais precisarem da aposentadoria, tenham seus ganhos reduzidos em até 40% para os homens e 45% para as mulheres. Queremos o fim do fator para que os aposentados do futuro, e os passados, tenham uma aposentadoria digna”, argumenta o sindicalista. As centrais estão negociando com o governo uma alternativa que substitua o atual fator por fórmula mais justa, que não penalize tanto o trabalhador. Por enquanto, ainda não há consenso.

Além do fim do fator previdenciário, a categoria exige também que o governo implante uma política de recuperação do poder de compra das aposentadorias. “Lutamos para que exista uma política mais justa para o aposentado, com reajustes mais dignos. Apenas a reposição da inflação não basta, queremos aumento real para aumentar o poder de compra da categoria e, consequentemente, movimentar a economia do país”, afirma o presidente da regional Curitiba do Sindnapi, Pedro Paulo da Silva.

Pauta entregue à Gerência Executiva da Previdência

Após a manifestação, diretores do Sindicato dos Aposentados se reuniram com a gerente executiva do INSS em Curitiba, Mara Regina Sfier. Eles entregaram a pauta de reivindicações da categoria. “Vamos analisar as reivindicações junto com nossa equipe e vamos encaminhá-las à superintendência localizada em Santa Catarina, para que ela possa estar levando ao Ministério ou à presidência do INSS. Acho que essa é uma pauta extremamente importante para os trabalhadores”, afirma Mara.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.