Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Manifestação em defesa da pauta trabalhista reúne mais de mil trabalhadores em Curitiba

Fim do PL 4330 da terceirização, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e fim do fator previdenciário. Essas foram as principais reivindicações do “Dia Nacional de Mobilização e Luta”, realizado nesta sexta-feira (30/08) em todo o Brasil. Em Curitiba, o ato organizado pela Força PR e demais centrais sindicais em frente ao prédio da Fiep, no Centro Cívico, reuniu mais de  mil trabalhadores e lideranças de diversas categorias profissionais de todo o estado. Metalúrgicos, aposentados, professores, comerciários, servidores públicos, gráficos, trabalhadores nas indústrias têxtil e de bebidas e alimentação, participaram da manifestação que começou às 13h e parou parte da Avenida Cândido de Abreu.

Em cima de dois caminhões de som, dirigentes da Força, CUT, CSP Conlutas, CTB, CSB e Nova Central, comandaram o protesto e chamaram a atenção dos populares para as bandeiras de luta dos trabalhadores. Um painel de 2m x 2m com a posição dos deputados federais do Paraná sobre o PL 4330 ficou exposto na avenida.  “O 4330 é um perigo, pois permite a terceirizações sem limites, até mesmo para atividade fim. Isso significa a precarização total do ambiente de trabalho. Vamos lutar com todas as nossas forças que esse projeto seja derrubado”, criticou o presidente da Força PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

No próximo dia 3 de setembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados deve colocar o projeto em votação. Um dia antes, uma comitiva da Força PR irá à Brasília para pressionar os deputados a votarem contra o 4330. “Vamos de gabinete em gabinete exigir que os parlamentares rejeitem esse projeto que pode acabar com os direitos trabalhistas, como FGTS, Carteira de Trabalho, 13º, Férias, entre outros. Além disso, vamos expor em vários locais os painéis com a posição dos deputados. Muitos ainda estão em cima do muro, não decidiram como votar”, afirmou o vice-presidente da Força PR e presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka.

Durante a manifestação de hoje, sindicalistas se fantasiaram de morte. Com foice na mão e com a estampa do 4330 no peito, eles carregaram uma caixão simbolizando o enterro dos direitos trabalhistas. “Foi uma brincadeira com um fundo de verdade, pois se o 4330 for aprovado, é exatamente isso que vai acontecer com os direitos dos trabalhadores”, disse Nelsão.

Além do fim do projeto da terceirização, o movimento de hoje reivindicou também a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, reforma agrária, reajustes dignos para os aposentados, fim dos leilões do petróleo, investimento de 10% do PIB em educação e aplicação de 10% dos recursos da União na saúde pública. Algumas pautas estaduais também foram exigidas, como a queda das taifas do pedágio e mais investimento das concessionárias nas estradas, a implantação de um sistema permanente de reajuste do salário mínimo regional e a mudança no sistema de eleição de conselheiros do Tribunal de Contas.

Veja mais fotos do protesto aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.