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R$ 520 milhões para o novo Golf

Investimentos serão para adaptação e ampliação da fábrica de São José dos Pinhais. Ao todo, Volkswagen pretende investir R$ 9,2 bilhões até 2016

O presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, anunciou ontem investimentos de R$ 520 milhões para produzir o novo Golf no Brasil, o que inclui a ampliação da fábrica da montadora em São José dos Pinhais, no Paraná. O executivo disse que trabalha para ter o carro feito no país no período de dois anos. Ele se reuniu por cerca de 40 minutos com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, onde apresentou os planos. Após o encontro, Dilma comemorou no Twitter : “Nas últimas semanas, Audi & Mercedes também anunciaram R$ 1 bilhão de investimentos. São demonstrações reais de confiança na economia do Brasil”.

O total que a Volkswagen planeja aportar no país chega a R$ 9,2 bilhões, entre 2012 e 2016, informou o CEO. Ele destacou que o Brasil é hoje o segundo maior mercado para a montadora fora da Alemanha. “Acreditamos que o Brasil crescerá com a Volkswagen nos próximos anos”, disse.

Com os investimentos, a capacidade de produção da fábrica em São José dos Pinhais será ampliada em 20%, passando de 840 para 1.000 unidades por dia. Além disso, a ampliação tem potencial de gerar entre 400 e 700 empregos, acrescentou o executivo, a depender do volume do mercado. Em São José dos Pinhais, serão produzidas unidades do Novo Golf com três diferentes motorizações: 1.4, 1.6 e 2.0. Schmall disse que já estão ocorrendo investimentos na fábrica. O executivo afirmou ainda que a planta fabril paranaense está preparada para produzir plataformas em paralelo e que a decisão de trazer para o Brasil o Novo Golf não interferirá em outros modelos produzidos na fábrica, como o Fox.

Mercado
Sobre o potencial do mercado, o executivo acredita que o país tem condições de chegar a 2018 com 5 milhões de carros produzidos. Para tanto, Schmall conta com um potencial de crescimento econômico, uma vez que hoje cerca de 40% dos brasileiros não conseguem comprar um carro. O executivo finalizou reconhecendo que o novo regime automotivo, Inovar-Auto, “teve um grande impacto” na decisão de Volkswagen de ampliar os investimentos no país.

Invasão alemã
O ano de 2013 ficará marcado na indústria automobilística pelos investimentos das montadoras alemãs no Brasil. Confira a estratégia de cada uma:

BMW
A primeira fábrica da montadora no país começa a ser erguida no mês que vem em Araquari (SC) e entra em operação no próximo ano. De lá, sairão o hatch compacto Série 1 e o utilitário esportivo X1. Investimento: R$ 625 milhões.

Audi
Volta a fazer parceria com a Volkswagen em São José dos Pinhais. O primeiro modelo a sair da fábrica será o A3 Sedan, no segundo semestre de 2015. O lançamento do Q3 (já em nova geração) nacional ocorrerá em meados de 2016. Investimento: R$ 504,7 milhões.

Mercedes-Benz
Após encerrar a montagem do CLC em Juiz de Fora (MG), a marca escolheu Iracemápolis (SP) para retomar sua produção local de carros de passeio e comerciais leves. A fábrica ficará pronta em 2016, de onde sairá o Classe C, já em nova geração, e o utilitário GLA. Investimento: R$ 500 milhões.

Volkswagen
Depois mais de uma década produzindo a quarta geração do Golf em São José dos Pinhais, o veterano será substituído pelo modelo de sétima geração. Nacionalizado, deve chegar ao mercado até o início de 2015. Investimento: R$ 520 milhões.

R$ 2,15 bilhões
é o volume de recursos aplicados pelas quatro principais montadoras alemãs – Volkswagen, Audi, Mercedes-Benz e BMW – na construção e ampliação de fábricas no Brasil até 2016.

Fonte: Gazeta do Povo - 04/10/2013

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