Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Após mobilização da Força-PR, projeto que proíbe uso do amianto em SJP é aprovado na Câmara Municipal

Projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim

Após mobilização da Força-PR o projeto de lei nº 035/2013, de autoria dos vereadores do Partido Solidariedade Ailton Feneme e Onildo Franscisco dos Santos que proíbe o uso do amianto em São José dos Pinhais foi aprovado em 2 turnos hoje de manhã na Câmara Municipal. Agora o projeto de lei segue para a sanção do prefeito Luiz Carlos Setim. A partir da publicação da lei em diário oficial, as empresas terão três anos para se adaptar à norma.

A aprovação e a mobilização da Força-PR foi ressaltada pelos vereadores do Solidariedade e pelo presidente da Câmara. “É um projeto que atende a ansiedade da população de São José, até porque muita gente não faz idéia do perigo que representa o amianto”, analisou o vereador Onildo Francisco dos Santos. “A saúde do trabalhador e da população em primeiro lugar sempre”, enfatizou o vereador Ailton Feneme, que destacou a participação da Força-PR nesta conquista. “Parabenizo a Força Sindical pelo apoio e pela pressão para a aprovação desta lei”, ressaltou Feneme. O presidente da Câmara, vereador Silvio Monteiro (Partido Solidariedade) também ressaltou o projeto. “Todos nós sabemos e temos conhecimento que o contato com este material pode causar câncer nos trabalhadores, portanto foi uma conquista fundamental”, analisou Silvio.
 
O presidente da APREA (Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto) Herbert Fruehauf, emocionado, agradeceu e elogiou mais esta vitória dos trabalhadores. “Ficamos sensibilizados com esta decisão e só tenho que agradecer em nome da APREA a todos os articuladores desta conquista, principalmente a Força-PR”.

 “É um exemplo para o Brasil e para o mundo. É uma vitória para os trabalhadores e para a população de São José dos Pinhais”, enfatizou o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

Persistência e peregrinação
Desde o inicio do ano, o diretor do SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba), Gerson Luiz Vuicik, o Tainha, fez sua peregrinação por todos os gabinetes conscientizando os vereadores sobre os malefícios do amianto. “Foram meses a fio lutando por esta conquista. Demorou, mas o resultado foi positivo para os cidadãos de São José”.

Reunião com o prefeito
Na próxima semana a Força Sindical do Paraná pretende se reunir com o prefeito de São José dos Pinhais para debater a importância do sanção da nova lei.

Substância letal
O médico do trabalho e consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Dr. Zuher Handar, apresentou dados alarmantes sobre o tema. “100 mil pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de doenças causadas pelo amianto. Importantes organismos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde recomendam a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirmou Zuher.

O presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, disse que existem alternativas para substituir o amianto. “Hoje não há mais o que justifique o uso do amianto, pois existem outras substâncias que podem ser utilizadas e que não são nocivas à saúde do trabalhador. Não podemos entregar a nossa saúde. Defendemos sim o emprego, mas um emprego que não adoeça e depois tire a vida do trabalhador”, defendeu o líder sindical.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.