Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em Maringá, Força PR apresenta projeto de reforma política no seminário “Eleições Limpas”

Maringá recebeu na tarde de quinta-feira (28/11), o seminário “Eleições Limpas”, realizado pela Força Sindical do Paraná, e que propõe uma ampla reforma no sistema eleitoral brasileiro. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de autoridades políticas, como o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, além de lideranças sindicais e comunitárias da região.


Na abertura do encontro, o vice-presidente da Força PR e coordenador estadual da Força no Eleições Limpas, Sergio Butka, falou sobre os objetivos da iniciativa. “Estamos realizando um trabalho intenso em todo o estado para levar o tema reforma política para toda a sociedade paranaense. Hoje cedo estivemos em Londrina. Amanhã estaremos em Matinhos e na semana que vem, Curitiba, Foz do Iguaçu e Cascavel. Já passou da hora do Brasil fazer uma ampla reforma no sistema eleitoral. É uma reivindicação popular”, afirmou Butka, lembrando de outras mobilizações populares que a Força esteve envolvida, como o movimento “O Paraná que queremos”, e a luta contra a venda da Copel.

Coordenador local do Eleições Limpas pela Força na cidade, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá, Epifânio Magalhães, destacou a participação do povo maringaense no movimento. “É com satisfação que vemos este seminário chegar à nossa cidade. É um tema importantíssimo que afeta a toda sociedade. Já começamos a coletar assinaturas de apoio ao movimento. Nossa meta é conseguir no um grande número de apoiadores na região”, disse Epifânio. Em todo o Paraná, a Força traçou uma meta de conseguir entre 100 a 150 mil assinaturas.

Também estiveram na mesa de abertura do seminário o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vesturário de Maringá, Raul Erlon Cândido.

Palestra

Após a abertura do seminário, o representante do Instituto Atuação, Diego Ramalho, falou sobre os atuais problemas no sistema eleitoral brasileiro, que favorecem e muito a corrupção, e também sobre as propostas de reforma política do movimento Eleições Limpas. “Nossa proposta é basicamente dividido em três pontos. O primeiro é o voto transparente, que é um sistema diferenciado de votação do sistema proporcional, em dois turnos, onde no primeiro turno vota-se no partido e no segundo no candidato. O objetivo é elevar a discussão das propostas, fortalecendo o voto em ideias e não em pessoas. Com menos candidatos na disputa, fica mais fácil para o eleitor pesquisar o histórico e avaliar as propostas daquele em quem pretende votar”.

A mudança no atual sistema de financiamento de campanhas é outro ponto defendido pelo movimento. “Nossa proposta é que as empresas fiquem proibidas de ajudar financeiramente nas eleições. No sistema atual, a corrupção é favorecida pelo fato dos candidatos ficarem atrelados às grandes empresas que financiam suas campanhas. O eleitor, como pessoa física, poderia contribuir com a campanha do seu candidato, mas com um valor limite de R$ 700”, explica Ramalho.

O terceiro ponto reivindicado pelo movimento é mais liberdade de expressão na internet. “A ideia é liberar a propaganda gratuita na internet durante todo o ano, e não somente no período de três meses antes das eleições, como acontece hoje. Com isso, o eleitor teria mais tempo para conhecer as propostas dos candidatos”, finaliza.

Cronograma

Hoje de manhã, a Força PR realizou seminário às 8h30 em Londrina, no auditório da OAB. Outros seminários já ocorreram em Ponta Grossa (19/11), Pato Branco (20/11), Francisco Beltrão (20/11) e União da Vitória (21/11). O cronograma segue com Matinhos (29/11), Curitiba (02/12),  Foz do Iguaçu (03/12) e Cascavel (04/12).


Em breve, reportagem em vídeo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.