Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Amianto: Após mobilização da Força-PR, veto parcial do prefeito de SJP é derrubado

 

Com o resultado, o uso do material cancerígeno está proibido no município

 

 

O veto parcial do prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim ao projeto que proíbe o uso do amianto no município foi derrubado em votação na Câmara de vereadores hoje de manhã. Foram 14 votos contra e apenas 4 pela manutenção do veto ao projeto de lei nº 035/2013 de autoria dos vereadores Ailton Feneme e Onildo Francisco dos Santos (Solidariedade). Com isso, após a publicação da lei, as empresas do setor terão 3 anos para se adaptar à norma. Na semana passada o veto parcial tinha sido aplicado pelo prefeito por causa do tópico referente ao gasto com placas indicativas em obras publicas municipais.
 
Após a sessão plenária, lideranças políticas e sindicais destacaram a decisão da maioria dos vereadores. “O entendimento foi de que o material é extremamente prejudical aos trabalhadores deste setor”, analisou o presidente da Câmara, vereador Silvio Monteiro (Solidariedade). “Eu sou a favor da derrubada do veto. É um projeto que eu estou lutando desde 2005. Eu escuto de vários trabalhadores do setor o quanto o amianto está fazendo ml para eles, principalmente por complicações pulmonares”, falou o vereador Feneme antes de iniciar a sessão.
 
“Foi uma conquista de todos nós, independente da categoria. Foi uma vitória da persistência e da conscientização feita com os vereadores da casa”, disse o diretor do SMC, Gerson Luiz Vuicik, o Tainha, que mobilizou a Câmara desde o inicio do ano.

“Valeu a luta. É preciso pensar antes de tudo na saúde e segurança do trabalhador. E que esta nova lei seja divulgada para conscientizar o cidadão de São José sobre os malefícios causados pelo amianto”, destacou o presidente da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

Letal
Altamente cancerígeno, o amianto é um mineral usado principalmente na fabricação de telhas de fibrocimento,popularmente conhecido pela marca Eternit. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o amianto mata 100 mil pessoas por ano. “É fato. A OIT recomenda  a eliminação dessa substância. Não existe um limite seguro para o uso do amianto”, afirma o médico do trabalho, Drº Zuher Handar.

Atualmente 45 países proíbem seu uso, entre eles, França, Alemanha, Itália, Japão, Austrália, Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, o amianto já é proibido nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Pernambuco.

Bandeira antiga da Força Paraná
O banimento do amianto no país é uma bandeira antiga da Força Paraná. Devido a luta da Central, a capital do estado, Curitiba,  já proibiu  a utilização do mineral em seus limites. Além de liderar a luta nos municípios, a Força intensifica a pressão em cima dos deputados estaduais para a aprovação de uma lei que também proíba o amianto em todo o Paraná.

Clique aqui e veja a galeria de fotos. Em breve, vídeo reportagem.
 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.