Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Força PR e partido Solidariedade promovem Março Laranja em homenagem as mulheres

Entre as várias atividades que serão realizadas no mês destacam-se a série de audiências públicas para debater a situação da mulher e a luta junto ao poder público para exigir a instalação de mecanismos  de proteção à mulher

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres,  a Força Sindical do Paraná e o partido Solidariedade promovem o Março Laranja. Durante todos o mês, as duas entidades estarão empenhadas em promover diversas atividades e ações para debater e exigir mais atenção da sociedade para a situação da mulher, tanto no Brasil, como no estado do Paraná.   

Audiências Públicas em vários municípios
 Entre essas atividades, destaca-se a série de audiências públicas que serão realizadas nas Câmaras Municipais de vários municípios do Paraná (veja as cidades e datas abaixo) com o objetivo de debater e propor ações de combate à violência contra mulher. Além de contar com  a participação de lideranças políticas e sindicais, movimentos sociais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, as audiências estarão abertas para toda a população.

“É uma força-tarefa que criamos para discutir a situação da mulher e cobrar do poder público a instalação dos mecanismos de proteção”, afirma o presidente da Força PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

Mecanismos de proteção em todo o Paraná
Além das audiências, a Força e o Solidariedade estarão empenhados em exigir e defender junto ao poder público a criação e instalação de mecanismos de proteção à mulher em todos os municípios do Paraná.  Organismos que são previstos nas leis orgânicas municipais e do estado, como: 

- a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
- o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
- a Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
- a Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);
 
Números alarmantes
 De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil.

 O primeiro é o Espírito Santo, com 11,24 mortes a cada 100 mil. “A situação chegou a um ponto crítico. Não podemos mais conviver com essa situação de extrema violência contra a mulher. Precisamos de atitudes concretas para combater o problema”, afirma o presidente executivo da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Laranja pela eliminação da violência contra a mulher
O laranja é a cor escolhida pelas Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta pela eliminação da violência contra as mulheres. Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o mês de março, e Organização convida o mundo a se pintar de laranja neste mês de março.

Confira onde vão ocorrer as audiências públicas

Todas as audiências acontecerão nas Câmaras Municipais dos seguintes municípios


Pontal do Paraná
07/03 – 19h

Campo Largo
08/03 – 9h

Araucária
08/03 – 10h

Colombo
08/03 – 10h

Campo Largo
08/03 – 10h

São José dos Pinhais
08/03 – 10h

Matinhos
08/03 – 10h

Fazenda Rio Grande
13/03 – 14h

Maringá
19/03 – horário a definir

Curitiba
27/03 - 10h

Pinhais

Data e horário a definir
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.