Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em audiência publica na Câmara de SJP, Força-PR reivindica mecanismos de proteção à mulher

Debate que faz parte do projeto “Março Laranja” teve o plenário lotado e reforçou a luta pela igualdade de direitos

Em audiência publica com o tema “Solidariedade Mulher – pelo fim da violência”, realizada neste sábado (8), na Câmara de São José dos Pinhais, a Força Sindical do Paraná reivindicou do poder publico a instalação de mecanismos municipais e estaduais de proteção a mulher. O debate realizado no Dia Internacional da Mulher faz parte do projeto Março Laranja, criado pela Força-PR e contou com a participação de mulheres de várias idades, lideranças sindicais e politicas, além de movimentos sociais. O objetivo foi cobrar a implantação tanto em nível municipal como estadual a implantação da: Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual) e Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual).

“A mulher precisa de mais coragem para fazer as denuncias e levar até o final para o agressor ser punido” analisou a delegada de policia da delegacia da mulher e do adolescente de São José dos Pinhais, Selma Regina Braga de Moraes. “Para fortalecer esta luta, na minha opinião, é preciso ser implantada a Secretaria Municipal da Mulher. Desta forma vamos integrar as mulheres em busca de mais avanços”, ressaltou a ex-boxeadora, Rosilete dos Santos.    

“Falta mais atitude por parte da sociedade brasileira para avançarmos na luta pela igualdade de direitos. Esta é uma luta diária e a mobilização precisa partir única e exclusivamente das mulheres”, destacou o presidente executivo da Força-PR, Sérgio Butka. “Também falta apoio da sociedade e do poder publico. Tudo é muito bonito no papel, mas na pratica não acontece nada”, analisou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Gerson Luiz Vuicik, o Tainha. “Precisamos também, além da iniciativa das mulheres, mais vontade politica. Os prefeitos, por exemplo, precisam se conscientizar da importância da implantação de uma Secretaria Municipal de Politicas da Mulher”, frisou o vereador Ailton Feneme (Partido Solidariedade). “Este não é um dia de discurso e sim de parabenizar as mulheres e reforça a luta por direitos iguais, analisou o vereador Onildo Francisco dos Santos (Partido Solidariedade).

Números alarmantes
 
            De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil. O primeiro é o Espírito Santo, com 11,24 mortes a cada 100 mil. “A situação chegou a um ponto crítico. Não podemos mais conviver com essa situação de extrema violência contra a mulher. Precisamos de atitudes concretas para combater o problema”, afirma o presidente executivo da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.