Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em audiência pública, Força PR entrega projeto Março Laranja a autoridades políticas de Curitiba

A Força Sindical do Paraná realizou na manhã de hoje (27/03), em Curitiba, a décima audiência pública do “Março Laranja”. O projeto que cobra do poder público a instalação de mecanismos municipais e estaduais de proteção à mulher, foi entregue à autoridades políticas da cidade durante audiência pública na Câmara Municipal. Antes da capital, a Força já havia realizado audiências sobre o tema em Pontal do Paraná, Matinhos, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Colombo, Fazenda Rio Grande, Maringá e Ponta Grossa.


Na abertura do evento, o presidente da Força PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, defendeu o projeto e disse que é preciso prestar um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência. “O Paraná tem 399 municípios e apenas 17 delegacias da mulher funcionando. Além de aumentar o número de delegacias, o atendimento precisa ser melhorado, colocando mulheres para atender as vítimas de agressão, já que muitas vezes as mulheres se sentem inibidas e constrangidas ao relatarem seus problemas aos homens na delegacia”, afirmou o líder sindical. Além da criação dos mecanismos de proteção em todo o estado, Nelsão cobrou também que as Câmaras Municipais criem comissões para acompanhar o andamento dos projetos. “Queremos tirar o Paraná do ranking dos estados com maior número de feminicídios (morte em razão de gênero) e a implantação desse projeto vai ajudar para que isso aconteça”, disse.

Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Paulo Salamuni elogiou a iniciativa da Força em promover a audiência pública sobre um assunto tão importante. “Eu estou muito satisfeito com o resultado e cumprimento a Força Sindical pela iniciativa do projeto, porque obviamente ela tem os seus ideários, o seu objetivo, mas ela pode com a força que tem, ter algo a mais e focar em um assunto de tamanha relevância social, e isso está sendo feito por meio do Março Laranja”, comentou o parlamentar.

O vereador de Curitiba pelo Partido Solidariedade, Zé Maria, disse que o projeto tem que ser implantado com urgência. “Curitiba é uma das capitais com os maiores índices de violência contra a mulher, Piraquara lidera o ranking no estado. Ultimamente isso está matando mais que doenças graves, por isso, parabenizamos a Força pela iniciativa e vamos trabalhar no sentido de aprovar esse projeto no legislativo”, disse o vereador.

Além de autoridades políticas e lideranças sindicais, a audiência do Março Laranja contou com a participação da promotora da igualdade de gênero do Ministério Público, Mariane Bazo; da vereadora de Curitiba, Professora Josete (PT); da desembargadora do Tribunal de Justiça, Denise Kruger; das defensoras públicas Yasmin Pestana e Liliane Barbosa; da presidente da comissão de estudos sobre violência contra de gênero da OAB, Sandra Bazzo Barwinski; e de secretária municipal da mulher de Curitiba, Roseli Isidoro.

Em breve, vídeo reportagem da MetalTV.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.