Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Anos antes de sediar Copa, Baixada foi palco de mobilização de trabalhadores

Principal ponto futebolístico na capital paranaense nessa segunda-feira (16/6), a Arena da Baixada recebe pela primeira vez um duelo de Copa do Mundo. Anos antes dessa tarde de Nigéria x Irã, a história do local que se torna centenário em 2014 contou também com mobilização de trabalhadores metalúrgicos e da classe sindical.

Na década de 1980,  uma série de assembleias com os trabalhadores foram realizadas na praça do Atlético, no bairro Água Verde. É o que recorda o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) Pedro Paulo da Silva. “O pessoa vinha de ônibus de diversas regiões e ali se tomavam decisões. Mesmo o antigo ginásio da Baixada já foi usado”, disse.
 
Outras manifestações sindicais também tiveram o local como ponto de encontro. Entre elas a passeata da Força Sindical e demais centrais em Curitiba pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. A manifestação ocorreu em maio de 2008, com centenas de pessoas de diversas categorias profissionais.

Nos próximos dias, a Arena da Baixada receberá ainda outros três jogos da Copa do Mundo. Espanha x Austrália, Honduras x Equador e Rússia x Argélia. Essa é a segunda edição do torneio em território brasileiro. A primeira ocorreu em 1950, quando os duelos eram realizados na Vila Capanema – na mesma rua do palco do duelo dessa segunda-feira.  A inauguração oficial do estádio Joaquim Américo ocorreu em 1914.  Na ocasião, o Internacional, embrião do Atlético Paranaense, recebeu o Flamengo.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.