Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Sindicato realiza Curso de Qualificação de Cipeiros da subsede Pinhais

26 metalúrgicos das empresas Fermax, Faurecia, PK Cables e Nilko passaram dois dias debatendo  a saúde e segurança do trabalhador

“Um auxiliar  de almoxarifado, em experiência na empresa, no dia 13 de agosto de 2013, às 9 horas, logo após o café, teve a iniciativa de afiar uma ferramenta (pé de cabra) que seria para abrir uma caixa.  Sem o conhecimento do seu chefe e sem a capacitação técnica, dirigiu-se à oficina de manutenção ao lado e , sob as vistas complacentes do encarregado da manutenção e de um membro da CIPA representante daquela área, ligou o esmeril e iniciou a afiação da ferramenta, posicionando-a em sentido inverso à rotação do rebolo. Subitamente a pedra (rebolo) do esmeril partiu-se, vindo um fragmento atingir-lhe o olho esquerdo com certa gravidade (cegando-o), uma vez que o auxiliar não fazia uso dos óculos de segurança que se encontrava ao lado do esmeril”

Há partir da análise de acidentes de trabalho como o citado acima, 26 cipeiros das empresas Fermax, Faurecia, PK Cables e Nilko, empresas da subsede Pinhais,   realizaram o Curso de Qualificação de Cipeiros, promovido pelo SMC, no Centro de Formação e Qualificação dos Metalúrgicos do Paraná (Formar), em Guaraqueçaba, neste final de semana.

Os trabalhadores passaram dois dias debatendo a saúde e segurança do trabalhador dentro das fábricas através de questões como utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ergonomia, abertura de CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), segurança ambiental, legislação, Normas Regulamentadoras (NRs), mapa de risco e toda rotina e instruções relacionadas a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Metodologia
Sob a orientação do engenheiro em segurança do trabalho, Mário Freitas, o curso foi totalmente interativo, com os trabalhadores debatendo as soluções para situações  de acidente de trabalho existentes. Cada um pode passar um pouco do seu conhecimento, experiência e dar sua contribuição para a realização do curso. 

“Adotamos essa metodologia de levantar problemas reais que acontecem nas fábricas para que os participantes pudessem apontar tanto as causas como as soluções para essas situações. Através do debate, o curso fica mais interativo e eficiente” afirmou Mário Freitas.

Cipa

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. Ela é instituída através da Norma Regulamentadora 5 (NR5), criadas pelo Ministério do Trabalho.

Números alarmantes
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA),  só em 2013, foram registrados  no Paraná, 423 amputações, 159 fraturas  e 44 esmagamentos registrados somente no setor de máquinas.

“Esses números mostram a importância de lutarmos  cada vez mais por políticas de saúde e segurança nas empresas. Por isso, o Sindicato tem trabalhado forte na qualificação e conscientização do trabalhador”, ressalta Osvaldo Silveira, diretor do Departamento de Saúde e Segurança do SMC.

“Nossa luta é para trazermos cada vez mais segurança, tanto para os metalúrgicos da subsede Pinhais, como para toda a categoria. É uma inaceitável que o trabalhador saia de casa para trazer o sustento para sua família e corra o risco de voltar amputado ou dentro de um caixão. É necessário um esforço conjunto de todos, trabalhadores, Sindicatos para que possamos estipular mais segurança nas empresas”, diz o diretor responsável da subsede Pinhais, Edson dos Anjos.

Veja mais fotos do Curso realizado neste final de semana acessando o Facebook do Sindicato: www.simec.com.br

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.