Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical do Paraná promove projeto que visa melhorar a saúde pública no estado! Participe! Seja um auditor da saúde!

Projeto Auditoria Cívica na Saúde qualifica cidadãos para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis. Seja um auditor e ajude a melhorar saúde no Paraná

Falta de remédios, longas filas de espera, demora na marcação de consultas e exames, mau atendimento! Você ou algum conhecido já deve ter passado por isso quando precisou utilizar um dos postos de saúde do seu município.  Isso só vai mudar quando as pessoas arregaçarem as mangas e cobrarem do poder público mais responsabilidade.

É por isso que a Força Sindical do Paraná vai promover no estado o projeto Auditoria Cívica na Saúde. Criado e coordenado pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, o projeto qualifica cidadãos para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis (veja abaixo como funciona o projeto).

“Essa vai ser mais uma ferramenta para auxiliar o cidadão a fiscalizar e exigir a melhoria na saúde pública do nosso estado. E é só através da participação popular que vamos conseguir isso”, diz o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.

O objetivo é realizar as auditorias no maior número de municípios do Paraná. O projeto também conta com o apoio do Ministério Público do Paraná, que amparado na Lei de Acesso à Informação, exige que os postos permitam a fiscalização dos voluntários.

Até 70% dos problemas resolvidos
A Auditoria Cívica na Saúde já foi realizada em 52 cidades brasileiras. A resolução dos problemas apontados pela Auditoria fica entre 40% a 70%.   O projeto já recebeu diversas prêmios em reconhecimento ao trabalho realizado.

Confira passo a passo como funciona  a Auditoria Cívica na Saúde
1) A Força e o  IFC qualificam os voluntários

2) Depois de qualificados, os voluntários vão fiscalizar as Unidades de Saúde e fazer o levantamento dos problemas. Na fiscalização são levados em conta 4 itens:

a) Qualidade dos serviços prestados; 
b)Estruturas físicas;
c)Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde; d) Medicamentos

3)  Após a fiscalização, os problemas encontrados são  apresentados às autoridades responsáveis do município, que terão um prazo de 120 dias para dar uma solução

Reunião preparatória do projeto acontece dia 28 de agosto em São José dos Pinhais!  Participe! Seja um auditor da saúde!
O lançamento do projeto no Paraná vai ser em São José dos Pinhais em outubro. Antes, a Força vai realizar uma reunião preparatória no próximo dia 28 de agosto. O objetivo é apresentar o projeto a população da cidade. Todos os moradores estão convidados! Então, participe e ajude a melhorar a saúde pública.

Serviço

Reunião preparatória Auditoria Pública na Saúde em São José dos Pinhais
Data: 28 de agosto  de 2014
Hora: 9h
Local: Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba - Rua Padre Bittencourt, 343 – Centro – São José dos Pinhais (PR)

Inscrições gratuitas e mais informações com Regina pelo telefone (41) 3219-6450(41) 3219-6450 ou 6454  

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.