Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Nota à sociedade brasileira

A plena observância ao princípio constitucional da transparência demanda a divulgação dos nomes de todos os doadores antes do dia da votação. Só assim será possível para os eleitores o exercício minimamente informado do direito de voto.

O Tribunal Superior Eleitoral tem adotado medidas para aumentar a transparência nas contas de campanha. Reconhecemos os avanços já obtidos nesse campo pela nossa Justiça Eleitoral.

Mas a democracia brasileira precisa de ainda mais. A Lei das Eleições (Lei no 9.504/97) prevê em seu art. 28, § 4o, a prestação de contas antecipada em duas oportunidades: 6 de agosto e 6 de setembro.

Isso faz com que o período mais crítico das arrecadações - o mês que antecede o pleito – seja marcado por uma densa obscuridade.

Afinal, tudo o que se arrecada entre 6 de setembro e o dia das eleições só será divulgado após o pleito.Isso privará os milhões de eleitores brasileiros, as vias institucionais de fiscalização, a sociedade civil e os meios de comunicação de saber quem são os doadores que colaborarão para decidir os destinos das nossas eleições.

Caso não seja possível a divulgação diária da arrecadação e dos gastos de campanha por meio do SPCE - Sistema de Prestação de Contas Eleitorais - seria relevante que o TSE fixasse ao menos um termo final para a arrecadação, num prazo, por exemplo, de cinco dias antes do pleito.

A leitura da Constituição Federal e da Lei de Acesso à Informação cooperam para a formação dos fundamentos jurídicos que autorizariam a adoção da medida.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE
Força Sindical do Paraná – Integrante do MCCE

Brasília e Curitiba, 17 de setembro de 2014.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.