Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Auditores apresentam relatório contendo o raio-x da saúde em São José dos Pinhais

Moradores voluntários passaram dois dias fiscalizando as Unidades de Saúde do município. Iniciativa inédita no Paraná foi organizado pela Força Sindical e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC)

Depois de dois dias realizando uma fiscalização nas 28 Unidades Básicas de Saúde de São José dos Pinhais (PR), os moradores da cidade entregaram para a prefeitura e para o Ministério Público, na tarde desta sexta-feira (31), o relatório com o resultado preliminar sobre a  situação nos postos  de saúde do município. A entrega foi feita durante a audiência realizada entre os auditores voluntários, a Força Sindical do Paraná, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), o Secretário Municipal de Saúde, Brasilio Vicente de Castro, e o promotor público, doutor Willian Lira de Souza. O relatório da Auditoria Cívica na Saúde é preliminar já que o definitivo, contendo a situação total de todas as Unidades de Saúde, tem previsão de entrega para daqui à quinze dias. Há partir daí, a prefeitura terá até 120 dias para apresentar solução para os problemas encontrados.

População tem apenas 49% de cobertura do PSF
Um dos principais problemas relatados foi a baixa cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) que chega 50% da população. A auditoria apontou que “há repasse do governo federal para a contratação dos profissionais, porém, ela não esta sendo feita.

O relatório apresentado também constatou a falta de profissionais, a má conservação da infraestrutura de algumas unidades, demora na marcação de exames, falta de acessibilidade, instalações elétricas irregulares, falhas no armazenamento de remédios, excesso de filas e demora no atendimento entre outros problemas.

Ainda segundo o relatório, algumas unidades apresentaram um padrão considerado exemplar.  Foi o caso dos postos do  Faxina, Córrego Fundo,  Guatupê e Martinopólis.

Auditoria recebe elogios pela iniciativa inédita no estado
O projeto Auditoria Cívica na Saúde foi criado pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e foi trazido para o Paraná pela Força Sindical. São José dos Pinhais é a primeira cidade do estado a receber a Auditoria. O objetivo da Força é  estender o projeto por todo o Paraná.

“Tivemos nesses dois dias essa primeira experiência no Paraná. Foi um trabalho intenso, onde os próprios moradores da cidade exercem sua cidadania visando o melhoramento da saúde pública do seu município. Vamos estender essa experiência para outras cidades do estado para podermos ter o raio-x completo da situação das unidades básicas no Paraná e cobrarmos as melhorias das autoridades”, diz o presidente da Força PR, Sérgio Butka.

Para o promotor público do município, doutor  Willian Lira de Souza, a iniciativa da Força vai render bons frutos para o estado: “Essa iniciativa é um marco na história da saúde do Paraná. É muito interessante quando a comunidade atua de maneira integrada. Sem embates, tudo feito de uma maneira tranquila graças ao bom senso. Um trabalho que vai gerar bons frutos. Isso é o exercício da verdadeiro a cidadania. Aquela que transforma a sociedade.”, disse o promotor.

O secretário de saúde de São José, Brasílio Vicente de Castro, recebeu o relatório de bom grado e também apoiou a iniciativa. “Queremos construir uma boa estrutura para oferecer uma saúde de boa qualidade para os são-joeenses. E só conseguiremos isso com a participação da comunidade. Por isso, vamos olhar com carinho e lutar para apresentar as soluções para os problemas encontrados o mais rápido possível”, disse o secretário.

Para saber mais sobre o projeto Auditoria Cívica na Saúde, clique aqui.

Para ver mais fotos da Auditoria em São José dos Pinhais, acesse o Facebook da Força Parana: www.facebook.com.br/forcasindicalparana
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.