Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalhadores da Nissan no Mississipi enviam carta de agradecimento aos companheiros da Nissan/Renault em Curitiba

Neste dia 29, foi entregue aos trabalhadores da Nissan/Renault em Curitiba, carta de agradecimento dos trabalhadores da Nissan no Mississipi e do Sindicato United Auto Workers – UAW. Os agradecimentos são referentes às ações de protesto feitas em nome de dois ativistas sindicais dessa fábrica: Chip Wells e Calvin Moore.

Relembre a história:

Na época de sua demissão, Calvin Moore era funcionário da fábrica da Nissan em Canton havia 11 anos. Com muito orgulho, Calvin usava camisetas sindicais para ir trabalhar, participava ativamente da campanha pela sindicalização e conseguia assinaturas para este esforço durante os intervalos de trabalho. A Nissan demitiu Calvin alegando falsidades, que ela se recusou a documentar. Apenas duas semanas após começarmos a distribuir folhetos nas fábricas do Paraná denunciando a demissão injusta de Calvin, a Nissan o recontratou com remuneração retroativa.

Chip Wells também é um porta-voz chave da luta pela sindicalização da fábrica de Canton, que defendeu a sindicalização em um noticiário televisivo do Mississipi. A partir de seu primeiro turno de trabalho após o noticiário ir ao ar, ele foi submetido a uma série de atos disciplinares  injustificados e a assédio moral por parte dos gerentes da Nissan. Não aguentando mais o ambiente de constante perseguição criado pela empresa, tirou licença médica. Mesmo após ser liberado pelos médicos para trabalhar, a Nissan não permitiu que ele voltasse ao trabalho. Foi apenas após intervenções dos nossos trabalhadores brasileiros em atos públicos em concessionárias da Nissan que a empresa convocou Chip para voltar.

“Foi por causa do seu apoio que estes dois companheiros ativistas sindicais dedicados, estão de volta ao trabalho. Cremos que nossa empresa sabe que se retaliarem um de nós, vocês no Brasil estarão imediatamente em frente a concessionárias Nissan protestando. Esta é a melhor proteção que poderíamos ter. Nossa gratidão nunca cessará. Nossa luta será longa, mas já exibe progressos. Nosso empregador ainda ameaça os trabalhadores pró-sindicalização, mas com a sua ajuda nós superaremos todos os obstáculos.”  - Trabalhadores da Nissan e UAW.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.