Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Imposto de Renda: Dieese lança nota com propostas para uma tributação mais justa

Neste último mês de fevereiro, o  Dieese lançou a nota técnica “Imposto de Renda Pessoa Fisíca:  propostas para uma tributação mais justa”. O documento traz um histórico das correções feitas pelo governo, que teima em não basear o calculo pela inflação, o que produz uma defasagem que hoje é de 64%, segundo o Sindifisco. O resultado disso é uma mordida maior do leão na renda do trabalhador.

Alternativas
Além da correção pela inflação, no documento, o Dieese apresenta mais uma alternativa para tornar mais justa a tributação: o aumento das faixas.

“Atualmente, a tabela do IRPF vigente no ano-calendário 2014 é composta de cinco faixas de renda  tributável. A renda superior  a R$ 4.463,81 mensais é tributada pela alíquota de 27,5%. Rendas muito elevadas são tributadas nesta mesma alíquota, mesmo que superem dezenas de milhares de reais. Assim, há espaço para mais faixas para as rendas muito altas. Isso também poderia compensar a perda de arrecadação do imposto causada por uma correção da tabela do IRPF.’, mostra o documento.

Para ter acesso a íntegra do documento, clique aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.