Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Força PR realiza hoje audiência pública em Pinhais sobre projeto de combate a violência contra a mulher

Iniciativa da Central reivindica a instalação de mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência em todos os municípios do estado

A Força Sindical do Paraná realiza hoje em Pinhais audiência pública sobre o projeto Março Laranja, que reivindica a instalação de mais mecanismos de proteção a mulher vítima de violência. A audiência ocorre às 18hs, na Câmara Municipal de Pinhais, e será aberta ao público. Diversas lideranças políticas e comunitárias do município já confirmaram presença.

O projeto Março Laranja foi criado pela Força  PR no ano passado e desde então, a central sindical tem lutado e pressionado pela sua aprovação em todo o Paraná.

“Desde o ano passado temos realizado em várias cidades do estado audiências, mobilizações e  debates com a sociedade sobre a necessidade  de termos mais mecanismos que ajudem a inibir a violência contra a mulher. É isso que exige o Março Laranja.  Neste mês de março, intensificamos essa luta para pressionar o poder público instituição do projeto”, diz o presidente da Força PR, Sérgio Butka.

Conheça o Projeto Março Laranja
O projeto exige a instituição no estado dos seguintes organismos:  

-  Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
-  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
-  Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
-  Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);

É importante lembrar que estes organismos já  são previstos nas leis orgânicas municipais e do estado.

Audiências Públicas em vários municípios
Para aumentar o debate e a pressão pela instituição do projeto a Força estará realizando audiências  públicas em vários municípios do estado, durante todo o mês de março (confira a programação abaixo). O objetivo é apresentar o projeto e debater de que outras formas a sociedade, em conjunto com o poder público, pode  auxiliar na luta pela emancipação das mulheres. Além de contar com  a participação de lideranças políticas e sindicais, movimentos sociais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, as audiências estarão abertas para toda a população.

Além disso, a Força também estará fazendo um balanço do andamento do projeto neste primeiro ano de luta.

 Números alarmantes
 De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil.

Laranja pela eliminação da violência contra a mulher
O laranja é a cor escolhida pelas Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta pela eliminação da violência contra as mulheres. Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o mês de março, e Organização convida o mundo a se pintar de laranja neste mês de março.

Serviço
Audiência Pública em Pinhais com o tema “Mulher Solidária – pelo enfrentamento da violência contra a mulher”
Data: Terça-feira, 10 de março de 2015
Horário:18:00 horas
Local: Câmara Municipal de Pinhais – Av. Camilo di Léllis, 393 Centro – Pinhais/PR

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.