Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalhador completa 10 dias acampado em frente à Bosch em protesto por demissão ilegal

Diretor sindical foi demitido como retaliação por ter exigido melhores condições de trabalho. Metalúrgicos continuam a denunciar casos de assédio moral em blog

O protesto do trabalhador Cristiano Pereira, acampado em frente à fábrica da Bosch,  completa dez dias nesta sexta-feira (20).  O delegado sindical foi demitido de forma ilegal como retaliação após ter cobrado da empresa melhores condições de trabalho e ter denunciado as práticas de assédio moral.

Segundo Cristiano, os metalúrgicos estão a sobrecarga de trabalho, com trabalhadores tendo que operar até 4 máquinas sozinhos, sofrem ameaças de demissão, perseguição. Além disso, a empresa esta tentando contra  liberdade de organização, com a chefia exercendo pressão sobre os trabalhadores para que não participem das assembleias do Sindicato , além de estar dando  advertências a cipeiros.

SMC denuncia Bosch no exterior
O Sindicato já está em contato com as organização internacionais de direitos humanos e trabalhistas para denunciar as práticas da Bosch contra liberdade de organização dos trabalhadores. Também está sendo organizado um novo dossiê contendo o macabro histórico da Bosch sobre as práticas de assédio moral e antissidincais que a fábrica de Curitiba tem acumulado aos longo dos anos.

Trabalhadores continuam denunciando assédio moral no Blog
Os metalúrgicos da empresa continuam usando o Blog www.assediomoralnabosch.com.br para denunciar anonimamente as práticas de assédio moral     que estão sofrendo na Bosch. Abaixo seguem dois relatos deixados essa semana no blog:

“Sou esposa de um funcionário da bosch, e meu marido chega em casa estressado pela pressão que a bosch vem fazendo com seus funcionários, ele reclama que tem que operar quatro maquinas sozinho, que os supervisores estão perseguindo cipeiro e outros trabalhadores”  Silmara

“Terrorismo na galvânica, lider fazendo pressao, tamo trabalhando em 2 e 3 maquinas, nao da pra ir no banheiro que o lider fica na cola,nao se pode olha pro lado que ele quer mais producao e tem apoio do Ltu. Os Ltus sao carrascos e manipulam informasao para o sindicato e o rh nao fica sabendo que eles fazem, os ltus tratam a gente como animal” Trabalhador msW

Líderes Sindicais americanos prestam solidariedade

Na noite do último dia 14 de março, diretores do Sindicato americano UAW visitaram o  acampamento para prestar solidariedade a Cristiano. Os americanos ouviram os relatos da situação impostas  aos trabalhadores  e se comprometeram a denunciar para os organismos internacionais de direitos humanos e para a própria sede da Bosch, na Alemanha, o que vem acontecendo na fábrica de Curitiba.

Seminário Internacional lança moção de repúdio

Os delegados do Seminário Internacional de Organização Sindical, realizado pelo SMC em conjunto com o UAW, em São José dos Pinhais,  nos últimos dias 12 e 13 de março,   lançaram uma moção de repúdio contra Bosch.  Após o relato das práticas antissindicais que a empresa tem promovido na fábrica de Curitiba, a moção foi aprovada por unanimidade, com os participantes se comprometendo a denunciar nas suas bases e países as arbitrariedades praticadas pela empresa contra os trabalhadores.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.