Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Auditoria Cívica na Saúde em São José dos Pinhais retorna hoje para avaliar as soluções apresentadas pela Prefeitura até o momento

Em 2014, voluntários do projeto da Força Sindical do Paraná fiscalizaram as Unidades Básicas de Saúde e apontaram os problemas encontrados no município exigindo solução das autoridades

A Força Sindical do Paraná promove em São José dos Pinhais (PR) a parcial da segunda etapa do projeto Auditoria Cívica na Saúde, com os auditores voluntários retornando hoje às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliar as soluções apresentadas até agora pela prefeitura para os problemas encontrados na 1º Auditoria, que aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro do ano passado.

Criado e coordenado pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e trazido para o estado pela Força Paraná, a Auditoria Cívica na Saúde, tem como objetivo qualificar cidadãos voluntários para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

São José dos Pinhais foi o primeiro município do Paraná a receber o projeto quando mais de 70 auditores voluntários fiscalizaram a qualidade dos serviços prestados em 28 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Há partir da fiscalização, os auditores elaboraram um relatório contendo todos os problemas encontrados nas UBS e o encaminhou para a Secretária de Saúde do munícipio exigindo a solução dos problemas encontrados.

“Na primeira Auditoria tentamos ajudar a prefeitura apontando os problemas encontrados nos postos de saúde. Agora, partimos para a segunda etapa para ver quais soluções foram apresentadas. Acreditamos que só através desse tipo de cooperação entre o município  e os cidadãos é possível se construir uma saúde pública de qualidade para todos”, diz o presidente da Força Sindical do Paraná, Sergio Butka.

O relatório também foi enviado ao Ministério Público da cidade, que se comprometeu a acompanhar os encaminhamentos dados pela prefeitura. 

“Estamos chegando ao prazo dado para solução dos apontamentos feitos na auditoria. Espero a participação dos auditores para esse retorno com o trabalho in loco e considerações finais. As coisas tem que ser resolvidas porque a população exige que se resolva. Temos que estimular que as pessoas consigam fazer as coisas por elas mesmas, para assim ganharem autoridade perante o poder público”, sinaliza o Promotor de Justiça de São José dos Pinhais, Willian Lira de Sousa.

Confira passo a passo como funciona a Auditoria Cívica na Saúde

1) Cidadãos pedem auditoria
2) A Força Sindical do Paraná e o IFC qualificam os voluntários
3) Depois de qualificados, os voluntários vão fiscalizar as Unidades de Saúde e fazer o levantamento dos problemas. Na fiscalização são levados em conta 4 aspectos:

- Qualidade dos serviços prestados;
- Estruturas físicas;
- Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde;
- Medicamentos

4) Após a fiscalização é formado um relatório final com os problemas encontrados nas UBS
5) Os auditores realizam audiência com prefeito, o promotor de justiça e outras autoridades do município para apresentar o relatório final.
6) As autoridades tem um prazo de 90 a 120 dias para a resolução dos problemas apontados no relatório

Veja o relatório elaborado aqui

Até 70% dos problemas resolvidos
A Auditoria Cívica na Saúde já foi realizada em 52 cidades brasileiras. A resolução dos problemas apontados pela Auditoria ficou entre 40% a 70%. O projeto já recebeu diversos prêmios em reconhecimento ao trabalho realizado.

Auditoria em todo o Paraná
O objetivo é estender o projeto para o maior número de municípios do Paraná. O projeto também conta com o apoio do Ministério Público do Paraná, que amparado na Lei de Acesso à Informação exige que os postos permitam a fiscalização dos voluntários. Qualquer cidadão é convidado a vir integrar o projeto.


Serviço:
Auditoria Cívica na Saúde em São José dos Pinhais
Data: 9 de abril
Hora: 8:30
Local: Auditório da Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba – Rua Padre Bittencourt, 343 – Centro – São Jose dos Pinhais

Como participar e inscrições
As inscrições devem ser realizadas em www.fsindical.com.br

Mais informações: 3219- 6460 falar com Cláudia

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.