Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Nota de falecimento: Morre o Bispo de Paranaguá dom João Alves dos Santos

Religioso foi um grande parceiro da Força Sindical do Paraná na luta por melhores condições para os trabalhadores

É com grande pesar que a Força Sindical do Paraná anuncia o falecimento do bispo de Paranaguá, dom João Alves dos Santos. Ele morreu de falência múltipla dos orgãos na madrugada desta quinta-feira (09), em São Paulo (SP), onde estava hospitalizado desde o último dia 14 de março, devido a problemas de saúde.

O corpo de dom João será velado nesta quinta feira (09) até as 14h na Igreja da Imaculada Conceição, sede da Província dos Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo e depois seguirá para ser velado de sexta-feira (10) a sábado (11) na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, na sede da Diocese em Paranaguá. No sábado, haverá Missa Exequial Solene às 16h, e logo em seguida o sepultamento na Cripta da Catedral Diocesana.

Grande Parceiro da Força Paraná
Dom João foi um grande parceiro da Força Sindical na luta por melhores condições de trabalho e por uma sociedade mais justa e fraterna. O bispo colaborou apoiando no município litorâneo vários projetos da Força, como a luta por mais transparência na politica paranaense, através do Movimento O Paraná Que Queremos, em 2010;  e o do projeto Eleições Limpas, que institui mais mecanismos de combate à corrupção nas eleições.  Foi também um grande incentivador da festa do 1º de Maio Solidário da Força Sindical, em Paranaguá.

Segue o nosso agradecimento a este grande homem, que agora está junto de Deus gozando da recompensa por sua vida dedicada aos mais necessitados.

Trajetória
Dom João Alves foi o 3º Bispo de Paranaguá. Nasceu a 09 de dezembro de 1956, na cidade de Alto Alegre, Diocese de Lins (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos a 31 de dezembro de 1976. Foi ordenado presbítero em 04 de dezembro de 1982.

Foi nomeado Bispo de Paranaguá a 02 de agosto de 2006, ordenado em Penápolis, Diocese de Lins, a 30 de setembro seguinte e empossado a 18 de outubro do mesmo ano. Em 02 de agosto de 2006, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI. Escolheu como lema de seu episcopado “Como aquele que serve”. Estava a frente da Diocese de Paranaguá desde 2006.

Atividades
Na Diocese dom João reorganizou a Pastoral diocesana; construiu o Centro Pastoral Dom Bernardo José Nolker; fundou novas paróquias e conseguiu a reabertura da histórica igreja de São Francisco das Chagas sendo hoje, a igreja da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João ocupava cargo de bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira, e no Regional Sul 2, referencial da Pastoral Carcerária.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.