Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba apresenta males da terceirização a alunos de Serviço Social

Além do debate sobre o PL 4330, alunos conheceram a da história e atuação do SMC

O Secretário-geral do Sindicato, Jamil Dávila, e o advogado do departamento Jurídico do SMC, Pedro Lapa, estiveram na noite da última sexta-feira (15), nas Faculdades Bagozzi para apresentar  e debater com os alunos e alunas de Serviço Social, os males do projeto de lei 4330, que amplia a  terceirização. Além do debate sobre o projeto, os alunos também conheceram a história, a atuação e as lutas dos metalúrgicos da Grande Curitiba.

A atividade fez parte da comemoração do Dia do Assistente Social, que é no dia 15 de maio. A iniciativa de convidar o Sindicato para apresentar sua história partiu do aluno  Romide de Sousa, do 3º período, que soube da luta do Sindicato contra o projeto por acaso. “Estava no ônibus indo trabalhar quando um congestionamento perto da Volvo fez tudo parar. Achei que fosse mais uma ação do Sindicato por mais emprego e resolvi descer para falar com os sindicalistas. Um deles me explicou então que se tratava de uma manifestação contra oPL 4330.  Como em sala de aula,  os professores passam apenas a teoria da terceirização, pensei que seria interessante conhecer o ponto de vista prático do Sindicato sobre este tema. Foi daí que partiu o convite para o debate”, resumiu Romide.

Para a Cordenadora do Curso de Serviço Social das Faculdades Bagozzi, Elza Maria Vieira de Souza, a oportunidade de conhecer a luta dos metalúrgicos foi muito interessante. “Neste evento em comemoração ao dia do Assistente Social, a presença do Sindicato muito abrilhantou o debate, pois  trouxe excelentes  percepções acerca do PL 4330. Queremos agradecer a presença e a força dessa Sindicato e a necessidade dele dentro da nossa sociedade.”, disse a coordenadora.

O Secretário-geral do Sindicato, Jamil Dávila, também achou  o debate uma excelente oportunidade para que o SMC apresentasse seu ponto de vista aos estudantes. “Tivemos hoje uma excelente oportunidade para conversar com os alunos e alunas de Serviço Social que mostraram sua preocupação sobre o PL 4330. Foi um debate importante onde deixamos claro a visão e a  luta  do Sindicato sobre os projeto. Os alunos fizeram perguntas, debateram e mostraram sua preocupação com essa questão, que com certeza afeta toda a sociedade. Todas as manifestações que surgiram neste evento foram contrárias a este projeto que, se aprovado vai trazer precarização ao mundo do trabalho”, falou Jamil.

Para o Advogado do Departamento Jurídico do SMC, Pedro Lapa, trazer o debate sobre o PL 4330 para estudantes, que são formadores de opinião, é uma excelente iniciativa para ajudar a disseminar na sociedade os males do projeto. “O mais importante hoje foi a oportunidade que tivemos de transmitir para quem tem a condição de ator social as informações sobre os males da terceirização e a precarização que a aprovação do PL pode trazer para o mercado de trabalho com esse projeto. O assistente social, pela sua atuação e importância dentro  da sociedade tem condição  de fazer esse caminho  de disseminação e conscientização sobre o quanto o PL pode afetar negativamente a vida dos trabalhadores.

15 de Maio: Dia do Assistente Social
O profissional de Serviço Social é responsável por planejar e colocar em prática políticas públicas e programas sociais dedicados ao bem-estar coletivo e a integração das pessoas na sociedade. O Assistente Social se envolve com problemáticas, acerca da exclusão social, propondo realizações para melhorar a vida da sociedade em geral. É uma importante ferramenta na luta por uma sociedade mais justa, democrática  e com igualdade de oportunidades.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.