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Volvo vai produzir motor industrial em Curitiba

Com foco no setor energético, montadora sueca planeja fabricar motor 13 litros a partir de 2016 e exportar para toda a América do Sul

A Volvo Penta, marca de motores da montadora sueca, anunciou na última quinta-feira (28) que vai nacionalizar a produção dos motores industriais de 13 litros. A partir do primeiro semestre de 2016, o equipamento, atualmente importado da Suécia, será produzido na fábrica da Volvo em Curitiba, sede do grupo na América Latina.

Com um investimento total de R$ 10 milhões, que inclui da adequação da estrutura fabril às estratégias de lançamento, a produção nacional deve atender à demanda de toda a América do Sul nos setores de energia – principal foco –, construção, mineração, agrícola e movimentação de cargas em portos.

Segundo Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta na América do Sul, a crise econômica não intimidou os planos, já que é uma estratégia de longo prazo da empresa. “Com a expansão da demanda por energia, vimos uma oportunidade de consolidação no mercado como fornecedores, considerando também a busca de fontes alternativas de energia em decorrência da crise hídrica”, diz.

Segundo ele, a produção terá capacidade para atender toda a demanda nacional e atingir 100% do mercado. Com a nacionalização, os motores poderão ser vendidos com financiamentos via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Líder no segmento de motores marítimos de lazer no Brasil, a Volvo Penta trabalha desde 2012 na estruturação de sua área de motores industriais de grande porte. “Aproveitamos a sinergia do grupo e a semelhança com a Volvo Construction Equipment, inclusive na parceria com fornecedores e distribuidores”, diz Barsalini.

Para comercialização, a empresa deve utilizar sua atual rede de distribuição, que teve o número de pontos triplicado nos últimos anos e hoje conta com 41 centros de atendimento autorizados, incluindo os distribuidores Tracbel, Entreposto e Linck. Diferentemente do setor automotivo, com foco nas grandes cidades, o industrial conta com uma rede estruturada no interior do Brasil e, em 80% dos atendimentos, os profissionais da empresa vão até o cliente.

“É um diferencial estratégico para garantir maior agilidade e qualidade no atendimento”, diz João Zarpelão, diretor de motores industriais da Volvo Penta na América do Sul. Segundo ele, a proposta da marca é oferecer o máximo de potência, ocupando o menor espaço possível, além de oferecer um impacto ambiental 256% menor do que os motores disponíveis no mercado nacional atualmente.

Fonte: Gazeta do Povo


Em Curitiba

Metalúrgicos da Volvo em Curitiba conquistaram manutenção de R$ 30 mil de PLR após 24 dias de greve.A Mobilização foi a mais longa da história da montadora sueca e além da PLR, acordo de manutenção dos empregos também foi conquistado.


“Foi uma luta importante, além de conquistarmos a manutenção dos empregos conseguimos também manter os mesmos critérios na PLR, que pode chegar ao total de R$ 30 mil, conforme o volume de produção. Tudo isto graças a mobilização de 24 dias dos trabalhadores do chão de fábrica”, analisou o presidente do SMC, Sérgio Butka.


O início da greve


A greve começou no dia 08 de maio, após a Volvo divulgar internamente que iria demitir de forma imediata 600 trabalhadores do chão de fábrica.  Ainda pela proposta, a empresa transferiria as demissões para dezembro de 2015, caso os trabalhadores aceitassem a redução de 50% no valor da Participação nos Lucros e Resultados (em 2014, a PLR foi de R$ 30 mil). A Proposta foi rejeitada pelos trabalhadores que decretaram greve.

Confira mais informações sobre a mobilização e acordo aqui


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