Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Força Sindical do Paraná é eleita para o Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais

Diretores da Central e do Sindicato dos Metalúrgicos destacaram na etapa municipal sobre a saúde publica a necessidade de mais atenção com a saúde do trabalhador

A Força Sindical do Paraná foi eleita para ocupar uma cadeira no Conselho Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. A eleição ocorreu neste final de semana, quando foi realizada a etapa municipal preparatória da 15ª Conferencia Nacional de Saúde. O objetivo foi fazer uma avaliação da saúde pública na cidade, traçar as metas de trabalho para os próximos dois anos e debater propostas para serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional, que acontecem ainda este ano.

Além dos diretores da Força Sindical do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, participaram da etapa o prefeito de SJP, Luiz Carlos Setim, o promotor público da saúde no municipio, Dr. William Lira de Souza, diversas outras autoridades, lideranças sindicais e comunitárias do municipio.

Atenção à saúde do trabalhador

Os diretores da Força  Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, destacaram na Conferência a necessidade da saúde pública  ter mais atenção com a saúde do trabalhador.

Segundo Robson Vieira, o Jamaica, assessor da Força Sindical em São José dos Pinhais, “hoje, um trabalhador que sofre um acidente de trabalho e é atendido em algum posto público de saúde, muitas vezes, não é orientado sobre quais procedimentos tomar nesse tipo de situação. Nossa luta é para que a saúde pública esteja preparada para atuar nesse tipo de ocorrência, sabendo identificar e tratar os trabalhadores que sofram de algum mal proveniente do ambiente de trabalho”, diz, Jamaica.

Como forma de atender essa necessidade foram incluídos no plano de trabalho para a saúde pública do município para os próximos dois anos, três proposições:

- Implantação de três unidades sentinelas de investigação de saúde do trabalhador. O objetivo é capacitar três equipes que desenvolverão  trabalho de investigação e prevenção de acidentes de trabalho na cidade;

- Capacitar até 2017 todos os profissionais da saúde do município sobre saúde do trabalhador;

-Registrar no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) 100%  das informações referentes a casos de doenças ou acidentes de trabalho que venham a ser registradas no munícipio. O objetivo do Sinan, ligado ao Ministério da Saúde, é formar um banco de dados, para, a partir dele, traçar estratégias e planos de atuação visando aumentar a prevenção de acidentes e doenças provenientes do local de trabalho.

15 ª Conferência Nacional de Saúde
As etapas municipais e estaduais são uma fase preparatória para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, que acontecerá entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2015. O objetivo dessas etapas é debater os desafios da saúde pública e construir propostas para serem apresentadas na etapa nacional. O tema deste ano da Conferência Nacional é “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem da Saúde das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”.

Para ver mais fotos da conferência em São José dos Pinhais, acesse o Facebook do Sindicato: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.