Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Plenária da Força Paraná debate crise e fortalecimento da Central no país

Aconteceu nesta sexta-feira, em Curitiba, a Plenária Estadual da Força Sindical do Paraná. O objetivo foi debater a situação político e econômica do país e definir ações e estratégias para o enfrentamento da crise. Outro objetivo foi apresentar para a direção nacional da entidade a visão do Paraná sobre a conjuntura nacional e mostrar o trabalho que vem sendo realizado na base  do estado.

Estiveram presentes na plenária o  secretário de relações sindicais da Força Nacional,  Geraldino dos Santos Silva, do 1º secretário-geral da Força, Sérgio Luiz Leite, além do assessor da Força Sindical e ex-ministro do Trabalho, Antônio Rogério Magri. Este ano, a Força está realizando plenárias em todos os estados como forma de fortalecer a unidade de ação através da construção  de agendas positivas com propostas para intensificar a luta a favor das reivindicações da Central.

“O fato da Força estar discutindo nos estados  as posições que as suas bases tem em relação as principais demandas nacionais  traça um importante quadro para a construção unitária da entidade, o que fortalece a atuação da direção nacional que consegue ter uma visão ampliada da situação da Central no Brasil”, disse o presidente da Força Paraná, Nelson Silva de Souza.

“Nosso intuito é o crescimento da nossa Central. É a representatividade da nossa Central. Precisamos saber o que se passa nas bases para que consigamos construir posições sólidas e apresentar soluções concretas para a crise que aí está”, disse Geraldino Silva,  secretário de relações sindicais da Força Nacional.

“É preciso que saibamos marcar posição em relação ao que queremos para o país. Precisamos tomar cuidado para que as posições ideológicas não nos desunam e acabem nos desviando do caminho que o movimento sindical sempre defendeu como rota para um país desenvolvido: mais emprego e mais salário”, defendeu o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka.

O 1º secretário da Força, Serginho Leite, fez um balanço das lutas da Central no primeiro trimestre: lembrou a mobilização em torno das medidas 664 e 665, que limitam direitos previdenciários; a questão da terceirização que dividiu opiniões na Central; a denúncia do ajuste fiscal promovido pelo governo e que tem penalizado os trabalhadores; o debates promovidos sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE)  e sobre a Formula 85\95, como substitutivo do Fator Previdenciário. “Nossa agenda do segundo semestre é muito intensa. Precisamos pressionar pela recuperação da economia  marcar uma posição intransigente de defesa dos empregos”, disse.

Dieese aponta política econômica equivocada do governo

O Dieese apresentou um panorama geral da situação econômica. Para o economista Sandro Silva, o governo erra ao implementar medidas de contenção da crise com fórmulas equivocadas.

 “Tentar conter a crise com medidas que cortam gastos com as políticas sociais, investimentos e direitos trabalhistas é incorrer nos mesmos erros dos países europeus na crise de 2008. Cortar esse tipo de investimento, em vez de combater, amplia a crise pois tira dinheiro do trabalhador e por, conseguinte, da economia. Se isso continuar corremos o risco de voltar a mesma situação dos anos 90”, disse.

Sandro também apontou a incoerência do governo que, ao mesmo tempo em que aplica políticas de redução de gastos com corte de direitos e investimentos, aumenta a taxa de juros o que só aumenta a dívida pública.“Somente no ano passado, o  governo pagou R$ 300 bilhões de juros da dívida interna”, apontou Sandro.

Projetos da Força PR
 Também foram apresentados à direção nacional,  alguns projetos tocados pela Força Paraná no estado, como a Auditoria Cívica na Saúde, de fiscalização da saúde pública; o Março Laranja, que estipula mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência; e o Eleições Limpas, projeto de iniciativa popular tocado em conjunto com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

CONFIRA  A LISTA DAS ENTIDADES SINDICAIS QUE PARTICIPARAM DA PLENÁRIA


Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

METALREPA

Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana

Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical

Sindicato dos Químicos do Paraná

Sindicato Têxtil  Curitiba

Sindibebidas Curitiba

Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina e região

Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba

Federação dos Metalúrgicos do Paraná

FETRACCOVESTT-PR

Sindicato Têxtil de  Londrina  e da regional do  Vestuário  de Carlópolis

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná

Sindicato dos Fazendários do Paraná

Sindicato das Secretárias do Paraná

Sindicato dos Metalúrgicos de  Maringá

Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá

Sindicato dos Vestuários de Marumbi

Sindicato dos Químicos do Paraná

Sindibebidas de Ponta Grossa

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Afins e do Café Solúvel de Londrina e Região

Sinsaúde Londrina

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada do Sul

Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias  Gráficas de Jornais e Revistas de Londrina

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de União da Vitória

SINSEPAR

Sitravest vestuário de Curitiba

STIAM – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Maringá
 
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná

Sindicato dos Professores do Paraná

Sindicato dos Estivadores de Paranaguá

SIEMACO PONTA GROSSA

Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de fabricação de Álcool de Jacarezinho

FECOPAR

Sindicato Trabalhadores nas Industrias da Fabricação de Açúcar e Alimentação de Jacarezinho e Região

Sindicato dos Trabalhadores dos Fósforos de Curitiba, Piraí do Sul  e Irati

Sinsaúde Londrina


Veja mais da Plenária no Facebook da Força Paraná:
 www.facebook.com.br/forcasindicaldoparana


 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.