Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos participam hoje (21) de seminário sobre a terceirização na Câmara Municipal de Curitiba

Evento começa às 14h e vai debater o PLC 030 (antigo PL 4330), que está no Senado Federal, e seus efeitos sobre as relações de trabalho. Participe!

A Câmara Municipal de Curitiba realiza hoje, às 14h, um seminário para debater a terceirização e seus efeitos sobre as relações  de trabalho. O PLC 30 (antigo PL 4330), que amplia de forma indiscriminada a terceirização para todas as atividades de uma empresa e que está tramitando no Senado Federal, também será debatido. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná participarão do evento. O seminário é aberto à toda a população. Participe!

“Será mais uma oportunidade de debater com a Sociedade os efeitos precarizantes da terceirização e mostrar o porque da necessidade de lutar para exigir o fim do projeto que está no Senado”, diz o presidente do Sindicato, Sérgio Butka.

Projeto de terceirização significa precarização das relações de trabalho

O projeto de terceirização (PL 4330), criado em 2004, pelo então deputado Sandro Mabel (PMDB /GO), foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 23 de abril e agora tramita no Senado sobre a denominação PLC 30/15, podendo entrar em votação há qualquer momento. Caso seja reprovado, vai para o arquivamento. Se for aprovado volta para a Câmara dos Deputados para segunda votação. Após isso segue para sanção ou veto da presidente Dilma.

O ponto mais polêmico da proposta se dá  em relação às atividades-meio e atividades-fim. Como o texto do projeto não usa nenhum dos termos ele permite que a terceirização se amplie para todos os setores de uma empresa, o que, segundo o (MPT),  a Anamatra,  a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, a Força Sindical do Paraná e demais Centrais Sindicais, será uma tragédia para os trabalhadores brasileiros.

Precarização
Segundo o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Mauricio Godinho Delgado,o salário do trabalhador terceirizado chega a ser  30% menor. Para o ministro, ao invés de regular, o PLC 30, da forma como está escrito,    generaliza a terceirização, o que vai provocar malefícios sociais.

Além do salário, a terceirização apresenta outros males, conforme listados abaixo:

- 8 de cada 10 trabalhadores acidentados no ambiente de trabalho são terceirizados, segundo o Dieese

- terceirizados ficam 2,6 anos a menos no emprego

- o terceirizado tem jornada semanal de 3 horas a mais, segundo o Dieese

- benefícios como PLR, abono, vale mercado, são reduzidos ou inexistentes

Serviço:
Seminário discute terceirização do trabalho
Data: 21 de agosto (sexta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Auditório do Anexo II da Câmara Municipal (entrada pela portaria da esquina da rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava)

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.