Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Diretoria do SMC participa de Seminário Nacional do Setor Metalúrgico nesta semana

Evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e pela Força Sindical

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba vai à São Paulo, essa semana, para  debater a situação da indústria no atual cenário econômico no Seminário Nacional do Setor Metalúrgico.  O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e pela Força Sindical, e acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

Além de debater o cenário econômico, a ideia é sugerir propostas para a retomada do desenvolvimento industrial, com valorização da produção nacional e do mundo do trabalho, com ênfase nos interesses dos trabalhadores metalúrgicos de todo o Brasil.

“Vamos estar reunidos com dirigentes sindicais de todo o país para debater e construir uma agenda que auxilie primeiramente na luta pela preservação dos empregos e da renda do trabalhador. Além disso, também estaremos debatendo as ações para a retomada da economia que uma hora vai ter que acontecer ,e o que nos obriga estar preparados para saber com traçar as estratégias necessárias para isso”, diz o presidente do Sindicato, Sérgio Butka.

Palestras e debates
O evento contará com palestra de Antonio Corrêa Lacerda, professor-doutor de Economia da PUC/SP, na quarta, 7 de outubro, às 9 horas, com o tema: “O Brasil diante da desindustrialização e o ajuste fiscal”.

Ainda na quarta, 7, às 13h30, Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM, irá falar sobre “Redes Sindicais e Fortalecimento da Ação Sindical”. No mesmo dia, às 14h45, haverá uma apresentação sobre o “Desempenho da Indústria Metalúrgica no Brasil”, por Altair Garcia, da Subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) da Força Sindical.

Na quinta-feira, 8 de outubro, às 8h30, Antônio Augusto de Queiroz, analista político e diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), falará sobre a “Pauta Trabalhista e os Desafios do Movimento Sindical em ambiente de crise”.

Participarão do Seminário mais de 200 dirigentes das 156 entidades (147 Sindicatos e 9 Federações) filiadas à CNTM/Força Sindical, que representam cerca de 1,2 milhão de trabalhadores metalúrgicos de todos os estados brasileiros.

Confira a programação completa

Terça-Feira, 6 de outubro de 2015 - 18h00 - Credenciamento

Quarta-Feira, 7 de outubro de 2015

08h30 - Abertura do Seminário: Miguel Torres - Presidente da CNTM/Força Sindical

09h00 - Palestra: “O Brasil diante da Desindustrialização e o Ajuste Fiscal” - Antonio Corrêa Lacerda - Professor-doutor de Economia da PUC/SP

10h40 - Intervalo/Café

11h05 - Desafios atuais e futuros do Movimento Sindical

12h15 - Intervalo/Almoço

13h30 - Palestra: “Redes Sindicais e Fortalecimento da Ação Sindical” - Mônica Veloso - Vice-presidente da CNTM e Secretária Municipal do Trabalho de Osasco/SP

14h45 - Palestra: “Desempenho da Indústria Metalúrgica no Brasil” - Altair Garcia - Técnico do Dieese

15h50 - Intervalo/Café

16h10 - Trabalho de grupos e apresentação de propostas

Quinta-feira, 8 de outubro de 2015

08h30 - Palestra: “Pauta Trabalhista e Desafios do Movimento Sindical em ambiente de crise” - Antônio Augusto de Queiroz – Analista político e diretor de Documentação do Diap

10h35 - Intervalo/Café

10h50 - Leitura do documento, aprovação, encaminhamentos e encerramento

12h30 - Almoço
 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.