Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

ACORDA DILMA: QUEREMOS PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE FROTA JÁ!

impacto do programa tem potencial para criar e manter cerca de 3,43 milhões de empregos em todo o país

É isso, aí! Com a crise se acentuando cada vez mais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e o setor empresarial  tem se desdobrado para achar alternativas e construir em conjunto propostas que possam  barrar a crise e o desemprego. Uma dessas propostas é a  aplicação de um programa de renovação de frota de veículos como forma de incentivar a vendas e, consequentemente, a produção e geração/manutenção de empregos.  O problema é que o governo vacila e anda e dorme no ponto e demora para dar um parecer à  medida apresentada. Enquanto isso, milhares de trabalhadores amargam as filas do desemprego! Acorda, Dilma!

Programa impactaria em toda a economia
Segundo a Federação Nacional de Distribuidores de Veículos (Fenabrave), a medida teria potencial para gerar vendas adicionais de 500 mil veículos por ano. Só no setor automotivo o impacto na geração/manutenção de empregos alcançaria o número de 517.400 empregos e não pararia por aí. Como o setor automotivo sendo o maior do Brasil, tudo o que acontece nele tem efeito direto sobre outros setores. Assim, um programa de renovação de frota atingiria toda a cadeia econômica do país, causando um grande impacto no PIB, gerando consumo, vendas, produção e mais empregos . Veja abaixo os setores que seriam atingidos e o número de empregos que seriam criados ou mantidos*:

- Transportes: 1.705.585
- Concessionárias e postos de combustíveis: 1.087.041
- Bancos: 512.186
- Mineradoras: 87.874
- Seguradoras: 37.529

BenefÍcios da medida
Além de movimentar a economia do país, a medida apresenta outras vantagens:

- Benefícios ao meio ambiente:
é o obvio. Um veículo antigo polui muito mais que um  novo. Segundo o engenheiro mecânico Sérgio Gomes, um caminhão novo emite 98% a menos de PM (materiaisparticulados) ou 90% a menos de NOx  comparado com um caminhão de 12 anos atrás.

- Mais segurança e redução de acidentes de trânsito: Veículos velhos apresentam mais riscos  devido ao desgaste natural e por não possuir os mesmos recursos de tecnologia e segurança que veículos mais  novos, sendo desse modo, mais propensos à acidentes.      Segundo estudo do IPEA, divulgado em setembro de 2015, os acidentes de transito custam ao Brasil cerca de  40  bilhões por ano. 

- Mais economia e produtividade:
Com veículos novos o custo de manutenção cai consideravelmente. Além disso, outro benefício seria o aumento da produtividade no trabalho.

Medida já adotada em outros países

Estados Unidos, Japão, Alemanha e México são países que já possuem um programa semelhante e que vem  trazendo  resultados positivos  para suas economias.

Na pressão
A CNTM e as Centrais Sindicais agora se mobilizam para exigir do governo mais agilidade com essa e outras propostas de saída para a crise apresentadas pelas entidades junto com o setor empresarial. “Estamos pressionando o governo para que  saia do marasmo em que se encontra e tome atitude em relação às saída para a crise que temos apresentado. O programa de renovação de  frota traria  um alento e ajudaria a dar um pontapé inicial para recomeçar a movimentar a economia”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

CLIQUE AQUI e assista o vídeo explicativo produzido pelos metalúrgicos da Grande Curitiba sobre o programa de renovação de frota

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.