Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos de Curitiba participam de protesto em frente ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos

Trabalhadores se reunirão para exigir do comitê organizador que a Nissan, uma das maiores patrocinadoras dos jogos olímpicos, cumpra o compromisso assumido para ser patrocinadora do evento

Nesta quinta, 18 de fevereiro, às 12h, representantes do  SMC juntamente a mais de 200 sindicalistas farão um protesto em frente ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, em defesa dos trabalhadores da Nissan, uma das patrocinadoras do evento.

O protesto ocorre no momento em que lideranças sindicais nacionais, com o apoio da UAW, entidade sindical americana que representa os trabalhadores do setor automobilístico, e a IndustriALL Global Union, entidade mundial que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, entregarão uma carta-denúncia às autoridades contra a Nissan, uma das patrocinadoras dos Jogos Rio 2016 e patrocinadora da Tocha Olímpica.

A multinacional japonesa está ferindo o código de ética dos patrocinadores da Rio 2016 ao não respeitar direitos de seus trabalhadores. Em uma de suas fábricas nos Estados Unidos, por exemplo, os trabalhadores não podem se sindicalizar e, por isso, não possuem acordo coletivo de trabalho.

Com isso, a empresa deixa de cumprir com o Código Básico da Iniciativa Ética Comercial, que é parte do Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável dos Jogos. Os sindicalistas exigem que a montadora global cumpra seus compromissos. Ou use retire como patrocinadora dos Jogos.

" Os metalúrgicos da Grande Curitiba também estão nessa luta. É muito importante que a população saiba do descaso desta empresa com o direito dos trabalhadores. Só com a união da categoria é que podemos pressionar a Nissan EUA", ressaltou Sérgio Butka, Presidente do SMC.


“A Nissan afronta o mundo e o Brasil. Unidos podemos pressionar a multinacional a respeitar os trabalhadores do Mississippi, EUA. A classe dos trabalhadores é universal”, disse Miguel Torres,  vice-presidente da Força Sindical.

SERVIÇO
Manifestação de trabalhadores contra violações da Nissan ao código de ética dos patrocinadores dos Jogos Rio-2016
Data: 18/02 – quinta–feira
Horário: 12h (meio-dia)
Local: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Endereço: Rua Ulysses Guimarães, 2016, Cidade Nova (Rio de Janeiro

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.